29/01/2017 às 11h56min - Atualizada em 29/01/2017 às 11h56min

As sereias, porém, possuem uma arma ainda mais terrível do que seu canto: seu silêncio

Vital Furtado

Vital Furtado
 
Quando eu era menino não saía do pé de minha mãe, querendo que de uma forma ou de outra ela acabasse de vez com a minha curiosidade sobre a existência da sereia. Volta e meia, lá estava eu perto da minha com a insistente pergunta: Mãe é verdade que existe sereia?
Minha mãe, mulher que nunca mentiu e muito menos enganou aos filhos dizia: menino curioso, Eu acho que não existe. Mas, o mito da sereia é universal: quase todos os povos que dependiam do mar para se alimentar ou sobreviver tinham alguma representação feminina que enfeitiça os homens até se afogarem. É assim que dizem os mais antigos, comentava minha mãe.
 
Cresci, porém, a minha curiosidade sobre essa lenda metade mulher e metade peixe não me abandonou. É tanto que, entre os anos de 1980 a 1981 quando eu trabalhava na FACEL- Fábrica de Celulose, em Munguba, cidade por onde se iniciou o no projeto Jari, eu questionava muito aquele povo, a maioria formada por pescadores, sobre a existência ou não desse ser. Inclusive, passei várias noites estudando sobre os babilônios, que louvavam o deus deles, e este deus seria a mistura de homem e peixe. Depois, passei a me inteirar sobre a lenda de Astagartis, uma garota que se escondeu no oceano após matar outra pessoa, mas o mar se recusou a esconder sua beleza, transformando-a só parcialmente em peixe.
Passaram-se anos e, a minha curiosidade deixou de lado essa história de sereia, mas, que somente agora, de uns três dias pra cá, eu vim ter a certeza nua e crua de que, não digo as, mas, A SEREIA EXISTE SIM!.
Querem tirar a prova dos nove? “Então fiquem em silêncio e apurem seus ouvidos, pois podem ser agraciados com um canto vindo das ondas… por um canto de sereia, vindo diretamente do lado em que fica o Ribeirão Santa Maria, precisamente da administração regional de Santa Maria
Estou falando de uma criatura real e não mitológica. Ela reúne beleza, mistério e encanto e, comprovadamente, elas conquistou seus objetivos e ideais com seu simples, sem vaidade ou canto de sereia, inspirando outras mulheres por aí. Isso é ser sereia! Para mostrar para vocês que elas existiram mesmo, dê uma chegando à OUVIDORIA DA ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SANTA MARIA.
Essa sereia atende pelo nome de ZILMAR DANTAS.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »