02/02/2017 às 15h04min - Atualizada em 02/02/2017 às 15h04min

Convite - Programa Pacto Social Goiás Pela Vida

ASCOM - Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás

Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, juntamente com a sociedade civil organizada, estão se unindo de forma inédita para desenvolver ações integradas de prevenção à criminalidade e à violência no Estado, a partir do Programa Pacto Social Goiás Pela Vida, a maior ação de prevenção e combate à criminalidade da história do estado. Faça parte desse pacto para construção do Plano Municipal Estratégico de Segurança Pública Primária! Apoie, divulgue, participe!

 

 PACTO SOCIAL GOIÁS PELA VIDA 

O Governo do Estado de Goiás no aprimoramento da sua capacidade de gestão e inovação está implantando uma política pública de segurança primária, através do processo de pactuação de programas, projetos, ações e esforços entre o Executivo Estadual, Municipal, Federal, o Poder Judiciário, o Legislativo, e a Sociedade Civil Organizada, no intuito de desenvolver ações transversais e intersetoriais com a finalidade de prevenção a criminalidade e a violência através da redução das vulnerabilidades sociais.

Com o uso cada vez maior de tecnologia, inteligência e integração das forças de segurança pública no combate à criminalidade, evidencia que o alcance do estado de pacificação social extrapola a atuação somente das forças policiais e exige o cumprimento do previsto constitucional de segurança pública como direito, mas principalmente como obrigação de todos.

Programa Pacto Social Goiás Pela Vida se apresenta como uma plataforma de indução, ativação e coordenação dessas políticas entre as diversas esferas de poderes e atuações, na perspectiva de uma governança participativa, para a construção de uma cultura de paz em todo o território goiano, onde todos assumem conjuntamente responsabilidades pelo enfrentamento da violência, pela alteração da matriz social de segurança pública e pela adoção de ações e práticas preventivas da criminalidade.

Pacto Social Goiás pela Vida representa um modelo de gestão em segurança pública primária amparado na perspectiva de que a situação de vulnerabilidades a violências, desordens, incivilidades e crimes requer do Estado a consolidação de estratégias de intervenção articuladas entre vários níveis e setores de atuação.

A meta estruturante do Pacto Social Goiás Pela Vida é construir um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo, que busque favorecer a diminuição dos fatores propiciadores de crimes e que fortaleça o processo de redução contínua que estamos vivenciando, catalisando a transformação da cultura de violência para a de conciliação e pacificação.

 

Pacto Social Goiás pela Vida terá como mecanismo de execução prática o Plano Estratégico e Operacional que será composto por ações em diversos setores governamentais e não governamentais, devidamente

construído e validados com ampla participação social através das Conferência Municipais, posteriormente consolidadas no Fórum Estadual do Pacto Social.

As Conferencias Municipais possuem a finalidade de promover a discussão do Pacto Social e a confecção do Plano Estratégico e Operacional a nível municipal através da articulação social com os demais atores governamentais, apresentado e discutindo as potencialidades e necessidades de atuação para o combate à criminalidade na própria localidade, mapeando os principais atores e fatores de sucesso.

 

Combate à violência

Pacto Social Goiás Pela Vida, a maior ação de prevenção e combate à criminalidade da história de Goiás

De forma transformadora, o objetivo do Programa é reunir esforços, compartilhar responsabilidades e promover a ação de prevenção e combate à criminalidade

Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, juntamente com a sociedade civil organizada, estão se unindo de forma inédita para desenvolver ações integradas de prevenção à criminalidade e à violência no estado, a partir do Programa Pacto Social Goiás Pela Vida, a maior ação de prevenção e combate à criminalidade da história do estado.

Na próxima quinta-feira, 09/02, às 14h, a Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás, o Governo de Goiás e o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, realizarão a Conferência Municipal para discutir estratégias para a confecção do Plano Estratégico e Operacional a nível municipal, o evento acontecerá no auditório da Faculdade Sena Aires, situado na Rua Acre, Quadra 02. Lotes 17/18, Setor de Chácaras Anhanguera.

A execução do Pacto acontece organizada em três eixos fundamentais: Prevenção social; Segurança cidadã; Intervenção urbana e ambiental. Cada um dos eixos contemplarão ações específicas determinadas por mapeamento e diagnóstico criterioso para identificar e propor soluções para as principais causas da criminalidade.

Com a colaboração da sociedade e demais atores governamentais, o objetivo é discutir as potencialidades e necessidades de atuação para o combate à criminalidade na própria em Valparaíso de Goiás, mapeando os principais atores e fatores de sucesso.

Após conclusão da fase municipal, que deve acontecer em pelo menos 21 cidades que concentram 89% dos crimes contra a vida e o patrimônio, todos os planos municipais serão consolidados no Fórum Estadual do Pacto Social para formulação de estratégia de segurança para todo o território goiano.

Segundo o Governo do Estado de Goiás, o intuito é implantar uma política pública de segurança primária, através do processo de pactuação de programas, projetos, ações e esforços entre o Executivo Federal, Estadual e Municipal, com a finalidade de prevenir a criminalidade e a violência através da redução das vulnerabilidades sociais.

 

AUTORIDADES QUE PARTICIPARÃO DO EVENTO

-Pábio Mossoró – Prefeito de Valparaíso de Goiás;

-Zeli Fritsche – Vice-prefeita de Valparaíso de Goiás;

-José Eliton de Figueredo Jr. - Vice Governador;

-Lêda Borges- Deputada Estadual;

-Edson Costa de Araújo - Secretário de Segurança Pública e Administração –Penitenciária;

-Mario Simonsem Faquim - Chefe de Gabinete SSPAP;

-Rogério Tavares Félix de Souza - Superintendente de Gestão do Pacto Social SSPAP;

-Madson Rodrigues Ribeiro - Gerente de Articulação Institucional SSPAP;

-Fabiano Bueno Ribeiro - Gerente de Gestão, Planejamento e Monitoramento;

-Secretários e representantes políticos da região;

-Comandantes e delegados de polícia.

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »