14/12/2018 às 07h29min - Atualizada em 14/12/2018 às 07h29min

Policial militar reformado integrava bando do tráfico no Guará

O PM teria se aposentado justamente por conta de vício em drogas. Quatro investigados seguem foragidos
Um policial militar reformado foi preso suspeito de integrar a organização criminosa especializada em tráfico de drogas e venda de munições e armas no Distrito Federal. Segundo informações da Polícia Civil, o soldado Erivaldo Pereira da Silva mantinha um ponto de tráfico em sua própria casa, no Setor de Oficinas Sul, e ocultava os ilícitos. Nesta quinta-feira (13), uma operação comandada pela 4ª Delegacia de Polícia (Guará) prendeu 11 pessoas após seis meses de investigações.
De acordo com o delegado Johnson Kenedy Monteiro, o grupo atuava nas áreas de matagal do Guará, Lúcio Costa, SOF Sul e Riacho Fundo. “A estrutura era bem organizada, com dois líderes, responsáveis por negociar compra de drogas até chegar naqueles pequenos traficantes que as trocavam especialmente maconha e crack por dinheiro e objetos roubados”, explica. Na estrutura, foi constatada a participação do policial militar reformado que colaborava com o bando. Ele teria se aposentado justamente por conta de vício em drogas. “Muitos moradores de rua, pequenos assaltantes abordavam as vítimas, subtraíram celulares e outros pertences. Entravam direto no mato e trocavam os objetos por drogas. Era o principal trajeto dos objetos roubados especialmente nas quadras ímpares do Guará”, diz. A origem da droga não é conhecida. Segundo as investigações, o grupo comprava de vários fornecedores e de acordo com a necessidade.
Em seis meses de apurações, o trabalho foi dificultado pela área de atuação dos criminosos. “Toda vez que a gente entrava, os traficantes se escondiam na mata”, revela o delegado. Entre os locais de tráfico, estava a região conhecida como Biqueira, na QE 9 do Guará, o matagal próximo ao Lúcio Costa e até mesmo o Parque Ecológico Ezechias Heringer, às margens da QE 23. “É uma área verde de difícil controle. Se é um parque, precisa ter urbanização, iluminação, investimento”, critica. No cumprimento dos mandados, duas armas de fogo, munição drogas, celulares roubados ou furtados e outros itens relacionados à prática dos crimes foram apreendidos. Além disso, policiais localizaram dinheiro e até uma máquina de passar cartão que a polícia suspeita que era utilizada para as transações. Um uniforme, supostamente da Polícia Militar de Goiás, também foi localizado. Mais de cem policiais civis, de delegacias e departamentos, com o apoio de equipes da Divisão de Operações Especiais (DOE), participaram da operação. Todos os presos têm passagens anteriores por tráfico de drogas. O grupo era liderado por uma dupla de irmãos, moradores da Estrutural e de Samambaia. Um deles, Arides Rodrigues dos Santos foi preso em uma caminhonete de luxo, que, segundo a polícia, não condiz com a renda. O outro está foragido. Agora, os trabalhos continuam para identificar outros integrantes e prender três foragidos que já tem participação comprovada pelas apurações. Procurada, a Polícia Militar disse que ainda não foi notificada sobre o caso. “É preciso aguardar que a Corregedoria tome ciência dos fatos para um posicionamento oficial”, informou, em nota. Presos: – Arides Rodrigues dos Santos (líder) – Simagno Borges Ferreira de Souza – Josué dos Santos Alves – Erisnaldo Nobre de Lima, vulgo Abóbora – João Paulo da Silva Ferreira, vulgo macaquinho – João Paulo Lima da Silva Siqueira (preso há menos de um mês com 1kg de crack e pistola .40 da Policia Militar do Piauí) – Edmar Pereira dos Santos, vulgo Bugio – Erivaldo Pereira da Silva (PMDF reformado) – Ramires Ferreira da Silva – Edmilson Raposo de Oliveira – Cláudia Félix dos Anjos Os nomes dos quatro foragidos não foram divulgados.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »