15/12/2018 às 08h28min - Atualizada em 15/12/2018 às 08h28min

Falsos profetas: relembre líderes espirituais metidos em escândalos

Abuso sexual, pedofilia e corrupção são alguns dos crimes dos quais são acusados “homens sagrados”, que teriam de aproveitado da fé alheia

THAYNA SCHUQUEL
METRÓPOLES

A série de polêmicas recentes envolvendo o médium João de Deus – acusado de centenas de abusos sexuais a mulheres que buscavam atendimento no centro espírita que ele mantém a cerca de 100km da capital federal – não é, infelizmente, um caso isolado. Outros líderes espirituais e religiosos já se viram envolvidos em escândalos de toda a ordem, desde supostos gurus a padres e pastores. Todos tiveram de responder por seus crimes perante à Justiça dos homens.

Como esquecer, por exemplo, os casos de pedofilia revelados pelo jornal Washington Post envolvendo a Igreja Católica nos Estados Unidos? Ou o guru espiritual Sri Prem Baba (foto em destaque), de 59 anos, que foi acusado de abuso sexual? De acordo com relatos de duas seguidoras do seu grupo – que passavam por dificuldades no casamento –, Prem Baba teria utilizado de sua posição para manter relações sexuais com elas. O guru negou os abusos, alegando que as denúncias eram resultado de “relações amorosas que chegaram ao fim”
 

Além dos escândalos sexuais, denúncias de corrupção também atingiram líderes religiosos no passado. O pastor evangélico Silas Malafaia, por exemplo, chegou a ser indiciado pela Polícia Federal por supostamente ter recebido propinas. Segundo ele, o dinheiro era resultado de uma doação.

Relembre casos de líderes espirituais que, em algum momento de suas vidas, envolveram-se em escândalos criminais e denúncias polêmicas: