24/01/2019 às 07h31min - Atualizada em 24/01/2019 às 07h31min

Trump reconhece Guaidó como o novo presidente da Venezuela

Notibras

O líder opositor venezuelano Juan Guaidó se declarou presidente interino da Venezuela nesta quarta-feira, 23, durante as manifestações pela renúncia do presidente Nicolás Maduro no país.

Minutos após o anúncio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu Guaidó como presidente de fato do país e convocou líderes latino-americanos a fazerem o mesmo.

“Usaremos todo o poder econômico e diplomático dos Estados Unidos para restaurar a democracia na Venezuela”, disse Trump em nota. Fontes do governo americano disseram a empresas do ramo de energia do país que podem impor sanções ao petróleo venezuelano nos próximos dias se a situação se agravar.

Os Estados Unidos impuseram sanções econômicas à Venezuela em 2017, que dificultaram as fontes de financiamento do regime chavista. Com isso, o governo e empresas estatais deram calote em títulos da dívida e tiveram de procurar outras formas de recurso, principalmente na exportação de ouro. Essas punições também afetaram a produção de petróleo venezuelana indiretamente, porque o governo tem tido dificuldades para honrar seguros e compromissos com fornecedores.

“Incentivamos outros governos do Hemisfério Ocidental a reconhecer o Presidente da Assembleia Nacional, Guaidó, como o Presidente Interino da Venezuela, e trabalharemos construtivamente com eles em apoio a seus esforços para restaurar a legitimidade constitucional”, acrescentou Trump. “Continuamos a responsabilizar diretamente o regime ilegítimo de Maduro por quaisquer ameaças que possam representar à segurança do povo venezuelano.”

O presidente americano elogiou também as manifestações desta quarta-feira na Venezuela. “O povo da Venezuela se manifestou corajosamente contra Maduro e seu regime e exigiu a liberdade e o Estado de Direito”, escreveu Trump.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »