Manaus – Na manhã desta quinta-feira (28), em reunião com a executiva do Solidariedade no Amazonas, o presidente estadual e deputado federal Bosco Saraiva, no uso de suas atribuições, expulsou do quadro de filiados do partido, o vereador de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros a nordeste de Manaus), Francisco Aurélio Felix Nogueira, flagrado em um vídeo pedindo propina a um ex servidor do município.
O presidente regional designou uma Comissão de Processo Administrativo Disciplinar para apurar, no prazo de 30 dias, os possíveis atos de infração de extrema gravidade. A comissão é formada pelos dirigentes Vicente Filizzola, Mário Jorge Brandão e Jorge Halen.
“Tivemos conhecimento do caso pela imprensa. Não vamos admitir esse ou qualquer outro comportamento que vá de encontro ao desejo de seguirmos fazendo uma política séria, com ética e respeito ao nosso povo. As imagens são claras. De qualquer forma, seguindo o princípio da Ampla Defesa, prevista no Artigo 6 do nosso Estatuto, o vereador tem três dias apresentar sua contestação”, disse Saraiva.
Denúncia
O vídeo foi enviado ao Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) e na câmara de vereadores da qual Nogueira é presidente. O vereador também é acusado de praticar o crime junto a outros servidores. Nas imagens, Nogueira aparece conversando com um ex-servidor, negociando valores para conseguir a liberação de uma rescisão de trabalho.
Nogueira é o atual presidente da Comissão Provisória do Solidariedade, em Rio Preto da Eva, onde não estava correspondendo aos compromissos e responsabilidades da legenda como, por exemplo, sua situação cadastral inapta junto à Receita Federal.
Francisco Nogueira era filiado ao Solidariedade desde 30 de setembro de 2015 e está em seu segundo mandato como vereador daquele município.