20/03/2019 às 07h24min - Atualizada em 20/03/2019 às 07h24min

CLDF reforça área de comunicação para “melhorar relação com imprensa”

Projeto aprovado nesta terça (19) remaneja cargos de diversos setores para aumentar núcleo responsável por divulgar as ações dos deputados

A Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) vai reforçar a área de comunicação da Casa. Para tanto, promoverá uma reformulação nos quadros para aumentar o núcleo responsável por divulgar as ações dos deputados distritais. O Projeto de Resolução nº 7/2019, que trata do tema, foi aprovado em 1º turno na sessão ordinária desta terça-feira (19).

De acordo com o texto, serão extintos nove cargos em comissão de alguns setores da CLDF, como dos gabinetes do presidente e da Mesa, para reforçar a seção de jornalismo da Casa com sete novas funções gratificadas. De acordo com a justificativa do projeto, os cargos a serem extintos custam R$ 72.473,69 e os novos, todos privativos de servidores de carreira, representarão uma despesa de R$ 72.216,62. “Portanto, não há aumento de despesas com impacto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, assegura.

 

A motivação apontada para a mudança é “readequar a estrutura administrativa às necessidades”. O presidente da Câmara, deputado Rafael Prudente (MDB), contudo, revela o foco em aproximar o Legislativo com os veículos de comunicação da cidade. “A resolução cancela alguns cargos e cria outros na área para termos um relacionamento melhor com a imprensa”, explica.

O projeto aprovado em 1º turno também prevê a alteração de oito artigos da resolução original (nº 34, de 1991) que instituiu a estrutura administrativa da Câmara. Todos são referentes à comunicação social e relações públicas da CLDF. Para começar a vigorar, ele precisa ser aprovado em 2º turno.

Mudanças
A Seção de Divulgação vai passar a ser o Núcleo de Jornalismo. A Seção de Relações Públicas se tornará o Núcleo de Comunicação Interna, enquanto a Seção de Relações com a Imprensa terá a denominação alterada para Núcleo de Relações com a Imprensa.

As mudanças também acontecerão nas competências e objetivos de cada setor abarcado no projeto da Mesa Diretora. No artigo 12 da resolução original, por exemplo, atualmente está escrito que cabe ao coordenador de Relações com a Imprensa “facilitar” o acesso dos jornalistas aos parlamentares. Do novo jeito, o verbo é trocado para “gerenciar”.

No artigo 11, o projeto prevê que o setor de comunicação da Casa passe a “coordenar e desenvolver ações voltadas a informar o público externo a respeito das atividades desenvolvidas pela CLDF”. É designado a eles também que “planejem, executem e avaliem” campanhas de marketing interno.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »