A Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) vai reforçar a área de comunicação da Casa. Para tanto, promoverá uma reformulação nos quadros para aumentar o núcleo responsável por divulgar as ações dos deputados distritais. O Projeto de Resolução nº 7/2019, que trata do tema, foi aprovado em 1º turno na sessão ordinária desta terça-feira (19).
De acordo com o texto, serão extintos nove cargos em comissão de alguns setores da CLDF, como dos gabinetes do presidente e da Mesa, para reforçar a seção de jornalismo da Casa com sete novas funções gratificadas. De acordo com a justificativa do projeto, os cargos a serem extintos custam R$ 72.473,69 e os novos, todos privativos de servidores de carreira, representarão uma despesa de R$ 72.216,62. “Portanto, não há aumento de despesas com impacto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, assegura.
A motivação apontada para a mudança é “readequar a estrutura administrativa às necessidades”. O presidente da Câmara, deputado Rafael Prudente (MDB), contudo, revela o foco em aproximar o Legislativo com os veículos de comunicação da cidade. “A resolução cancela alguns cargos e cria outros na área para termos um relacionamento melhor com a imprensa”, explica.
O projeto aprovado em 1º turno também prevê a alteração de oito artigos da resolução original (nº 34, de 1991) que instituiu a estrutura administrativa da Câmara. Todos são referentes à comunicação social e relações públicas da CLDF. Para começar a vigorar, ele precisa ser aprovado em 2º turno.
Mudanças
A Seção de Divulgação vai passar a ser o Núcleo de Jornalismo. A Seção de Relações Públicas se tornará o Núcleo de Comunicação Interna, enquanto a Seção de Relações com a Imprensa terá a denominação alterada para Núcleo de Relações com a Imprensa.
As mudanças também acontecerão nas competências e objetivos de cada setor abarcado no projeto da Mesa Diretora. No artigo 12 da resolução original, por exemplo, atualmente está escrito que cabe ao coordenador de Relações com a Imprensa “facilitar” o acesso dos jornalistas aos parlamentares. Do novo jeito, o verbo é trocado para “gerenciar”.
No artigo 11, o projeto prevê que o setor de comunicação da Casa passe a “coordenar e desenvolver ações voltadas a informar o público externo a respeito das atividades desenvolvidas pela CLDF”. É designado a eles também que “planejem, executem e avaliem” campanhas de marketing interno.