25/03/2019 às 16h50min - Atualizada em 25/03/2019 às 16h50min

Justiça decide mandar Temer de volta para casa

O ex-presidente Michel Temer vai trocar a cela de 46 metros quadrados que ocupou nos últimos dias na PF do Rio de Janeiro, por sua mansão na capital paulista. A ordem de soltura foi dada no início da tarde desta segunda, 25, pelo desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Outros presos na mesma ação também foram beneficiados.

Athié é relator do habeas corpus dos advogados de Temer, que contestam o decreto de prisão do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, responsável pela Operação Lava Jato. A decisão também inclui a liberdade do ex-ministro Moreira Franco e outras cinco pessoas, entre eles o Coronel Lima, amigo do ex-presidente.

O próprio Athié havia pedido que o caso fosse incluído na pauta de julgamento do tribunal na próxima quarta-feira, para que a decisão sobre o habeas corpus fosse colegiada. Ao conceder a liberdade, porém, ele se antecipou.

Temer foi preso na quinta-feira, 22, em investigação que mira supostas propinas de R$ 1 milhão da Engevix no âmbito da Operação Descontaminação, desdobramento da Lava Jato. Também foram detidos preventivamente o ex-ministro Moreira Franco (MDB), e outros 8 sob suspeita de intermediar as vantagens indevidas ao ex-presidente.

A investigação que prendeu Temer e outras oito pessoas apura supostos crimes de formação de cartel e prévio ajustamento de licitações, além do pagamento de propina a empregados da Eletronuclear. Após decisão do Supremo Tribunal Federal, o caso foi desmembrado e remetido à Justiça Federal do Rio de Janeiro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »