21/04/2019 às 20h12min - Atualizada em 21/04/2019 às 20h12min

apagões, vendaval, raios e alagamentos provocam caos no DF

Aeroporto chegou a suspender pousos e decolagens. Tesourinhas ficaram obstruídas e estação central do Metrô teve de ser fechada

Uma forte chuva atingiu o Distrito Federal na tarde deste domingo (21/04/19), aniversário de 59 anos de Brasília. Árvores caíram, tesourinhas ficaram alagadas e a falta de energia atingiu o Lago Sul, Santa Maria e a Asa Norte, esta última a região mais castigada. Por conta do temporal, o Aeroporto Internacional de Brasília passou a operar por instrumentos. Decolagens e voos ficaram suspensos por cerca de 20 minutos.

O temporal provocou o fechamento da Estação Central do Metrô, na Rodoviária do Plano Piloto, por cerca de duas horas. A Defesa Civil do DF emitiu alerta de vendaval, com raios e ventos fortes. Segundo a assessoria do aeroporto, por volta das 17h, a visibilidade das pistas melhorou, e pousos e decolagens voltaram a ocorrer normalmente, sem impacto na operação.

governador em exercício do DF, Paco Britto, percorreu as áreas mais afetadas da cidade. Ele determinou uma força-tarefa para avaliar os danos em diversas regiões administrativas e solicitou reforço nas equipes da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do DF, além da Defesa Civil, para atendimento à população.
 

No Lago Sul, uma árvore causou o desligamento de um circuito de energia que atende 410 imóveis na região, de acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB). Foram afetadas a iluminação pública do aeroporto, da torre da empresa de telefonia Claro, da Vila dos Sargentos, do Jardim de Infância da Aeronáutica, e das QLs 1, 3 e pares de 2 a 10.

Nas proximidades do Hospital Sarah Kubitschek, ondas de lama se formaram nas vias. Motoristas que se arriscaram enfrentar as correntezas passavam com água quase até a metade do carro.

O temporal também não poupou a Estação Central do Metrô. Imagens mostram o acesso dos passageiros tomado por água. A cena se repetiu no subsolo do Instituto Central de Ciências ((CC), da Universidade de Brasília (UNB).

Como de costume, algumas tesourinhas ficaram alagadas. Na 209 Norte, um automóvel ficou praticamente submerso e a passagem teve de ser fechada (veja foto em destaque). Na 711 Norte, um veículo ficou quase todo coberto. Na 202, uma violenta enxurrada assustou moradores e comerciantes da quadra. 
 

Queda de árvores
Segundo a CEB, às 17h05, uma árvore na rede ocasionou o desligamento do circuito que atende 5.352 imóveis. Tais unidades consumidoras afetadas ficam nas: SQN’s de 211 a 216, 411 a 416 e SGAN’s de 610 a 612.

Na Asa Norte, uma árvore de grande porte caiu na avenida W3 e deixou o trânsito obstruído por alguns minutos
Na 309 Norte, o supermercado Pão de Açúcar ficou parcialmente ilhado. Um vídeo feito por um cliente mostra uma cascata de água caindo sobre palets carregados com caixas de cerveja
Cratera
No Setor Bancário Sul, a força da água fez uma cratera se abrir no solo, o que resultou em estragos no subsolo de um edifício comercial.
 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »