27/05/2019 às 12h41min - Atualizada em 27/05/2019 às 12h41min

Projeto contribui para a valorização e a promoção do cenário cultural do DF. Apresentação será gratuita

FOTO: Mariana Leal

 

O SESC Taguatinga Norte, na CNB 12, sediará, nos dias 31 de maio (sexta) e 1º de junho (sábado), às 20h, o show “Café Centro-Oeste”, de Carrapa do Cavaquinho e banda, com repertório baseado no CD de mesmo nome, lançado em 2014. A apresentação será gratuita e contará com seis músicos integrantes, reunindo cavaquinho, violão, violão de sete cordas, viola caipira, violoncelo, trombone, flauta, percussão, bateria e contrabaixo.

Carrapa do Cavaquinho mora no DF desde a adolescência e desenvolve seu trabalho em torno do cavaquinho, da viola caipira, trombone, e explora ritmos como o samba, o maracatu e o frevo, tendo o choro como base. O show é um trabalho autoral com uma instigante mistura de linguagens, harmonizando o moderno e o tradicional, o urbano e o rural, o clássico e o popular.

A apresentação recebeu recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e já foi realizado, em outubro, no Clube do Choro. Mais cinco apresentações estão previstas em outras regiões administrativas do Distrito Federal, totalizando oito shows. O projeto contribui para a valorização e a promoção do cenário cultural do DF, com o qual a trajetória de Carrapa está intimamente ligada. “Meu repertório transita em dimensões afetivas, com um tom de pertencimento ao lugar que habito”, afirma o músico.

O artista é licenciado em Música pela Universidade de Brasília onde também concluiu seu Mestrado em música com o tema “Tradição e Inovação no Cavaquinho Brasileiro”. É professor do instrumento na Escola de Música de Brasília e tem larga experiência com a música no Brasil e exterior. Os shows de Carrapa oferecem à plateia uma experiência única, calcada em sua pesquisa sobre as possibilidades da música. O artista possui uma longa carreira musical, iniciada há mais de 40 anos.

Carrapa também mostra em suas composições uma visão da fauna e da flora da região, outro elemento importante nas suas criações. Segundo ele, o cerrado é “uma paisagem sonora”. Assim, além da riqueza e originalidade musical, este projeto também leva ao público uma postura de amor e respeito pela natureza, contribuindo para incentivar uma visão mais positiva do público em relação ao ameaçado bioma do cerrado.

 

Serviço:

Show Café Centro-Oeste

Datas: 31 de maio (sexta) e 1º de junho (sábado)

Horário: 20h

Local: SESC Taguatinga Norte - Teatro Paulo Autran

Endereço: CNB 12 - Área especial 2/3

Entrada gratuita

Classificação indicativa: livre

 

Repertório:

1.            Choro candango

2.            Nós nas cordas

3.            Dobradinha brasileira

4.            Viola do cerrado

5.            Calliandra

6.            Melhor chorar que não ter nada a ver

7.            Na Glória

8.            INTERVALO

9.            Zé véi zói d’água

10.          Arrebentando as cordas atrás do Guará

11.          Sonoro imaginário

12.          Café centro-oeste

13.          Viola vadia

14.          Vulcão Massaya

15.          Frevo pi ( para piazzolla)

16.          Brasileirinho

17.          Ninando o cavaquinho


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »