Willian Matos
[email protected]
Mesmo com a Justiça determinando que a greve não acontecesse, os rodoviários amanheceram em greve nesta sexta-feira (14). Pessoas chegaram a ir para as paradas de ônibus, mas os coletivos não circularam nesta manhã.
O Metrô-DF, de greve há 42 dias, está rodando como estava desde a paralisação: 70% dos trens em horário de pico, 30% fora dele. No momento, 22 trens circulam normalmente. As estações estão vazias, e os vagões não tão cheios.
Com a greve consumada, foi possível ver muitos ônibus e vans na rua fazendo transporte pirata. Sem ter outra saída, o trabalhador opta pelos clandestinos para chegar na hora. O valor das passagens chega a R$ 10 em algumas lotações.
Apesar da greve, a movimentação de pessoas não parou na Rodoviária do Plano Piloto. Às 6h30, passageiros e ambulantes passavam pelo local.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) liberou a faixa exclusiva dos ônibus da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Ela ficará disponível durante todo o dia de hoje.
Com os ônibus parados, muita gente que tem carro optou por tirá-lo da garagem. A quantidade de veículos na rua aumentou e, consequentemente, o número de acidentes também. Nas saídas de Santa Maria e Gama, pequenas colisões deixaram o trânsito ainda mais pesado.