Mais de 16 mil quilômetros de 25 trechos de rodovias devem ser repassados à iniciativa privada até 2022. A conta, estudada pelo governo federal, inclui a concessão de trechos que sempre foram operados pela União e novos leilões para estradas já exploradas pelo setor privado. As informações são do jornal O Globo.
Uma das mudanças a ser feita é no modelo de cobrança de pedágio. A ideia é que se estabeleça preços diferentes de acordo com a condição da rodovia, ou seja, um trecho simples teria cobrança menor do que um trajeto duplicado, por exemplo.
Segundo técnicos do governo, a medida é importante para fazer com que o usuário sinta que está pagando por um investimento feito na rodovia em que trafega. Na ocasião, o valor cobrado do pedágio ocorre independentemente do aniversário do contrato e de um eventual reajuste autorizado.
Ao todo, o governo estuda liberar 25 trechos de rodovias federais na maior parte dos estados, que somam pouco mais de 16 mil quilômetros. Os investimentos previstos nas estradas são de R$ 139 bilhões. Atualmente, quase 10 mil quilômetros de rodovias já são operados pelo setor privado.