25/06/2019 às 08h22min - Atualizada em 25/06/2019 às 08h22min

Bolsonaro vetará lista tríplice para comando de agências reguladoras

O presidente já havia criticado a proposta, alegando que parlamentares querem transformá-lo na "rainha da Inglaterra"

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou, nesta segunda-feira (24/06/2019), que vetará o trecho do projeto aprovado pelo Congresso Nacional que retira do chefe do Executivo Federal a possibilidade de indicar diretamente presidentes de agências reguladoras.

“A decisão até o momento para indicar o presidente das agências é minha. A partir desse projeto, [haverá] uma lista tríplice feita por eles. Então essa parte será vetada de hoje para amanhã, tá ok?”, afirmou o presidente.

O texto foi aprovado em maio pelo Poder Legislativo e determina criação de lista tríplice com sugestão de nomes para que o presidente escolha os gestores das agências que trabalham na esfera federal.
 

Bolsonaro pode, até esta terça-feira (25/06/2019), sancionar ou vetar – totalmente ou parcialmente – o projeto que institui o marco legal das agências reguladoras.

No último sábado (22/06/2019), criticou a proposta durante uma coletiva de imprensa, dizendo que parlamentares querem transformá-lo em uma “rainha da Inglaterra”. Na ocasião, ele se referiu ao fato de que a soberana do país europeu não é a chefe de governo, apenas de Estado, com funções protocolares.

Senadores aprovaram, no último dia 29, durante sessão plenária, o projeto de lei que estabelece novas normas de funcionamento para agências reguladoras. A matéria seguiu para sanção presidencial.

A partir da confirmação do presidente, as regras sobre gestão, poder e controle social das agências reguladoras serão unificadas, tanto que o projeto foi batizado de Marco Regulatório das AgênciaS.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »