03/07/2019 às 07h24min - Atualizada em 03/07/2019 às 07h24min

Deputado do PSOL chama Moro de 'juiz ladrão' e audiência termina em confusão

Terminou em confusão a reunião conjunta de três comissões da Câmara para ouvir o ministro Sergio Moro. O responsável pela pasta da Justiça falou sobre a série de mensagens atribuídas a ele e divulgadas pelo site ‘The Intercept Brasil’.

O tumulto começou cerca de oito horas após o início da reunião. O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) ofendeu Moro afirmando que este seria lembrado nos livros de História como um “juiz ladrão”. Sua fala (assista abaixo) iniciou diversas manifestações e acabou encerrando a sessão.

 

Blindado, Moro ironiza oposição e parte para o ataque

Duas semanas depois de falar por quase nove horas no Senado, Moro esteve em uma sessão conjunta das comissões de Constituição e Justiça, de Trabalho e de Direitos Humanos para falar aos deputados sobre a troca de mensagens vazadas com o procurador Deltan Dallagnol.

Parlamentares do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, atuaram para evitar o que vinha sendo chamado de "pelotão de fuzilamento" contra o ministro, que se sentiu à vontade para partir para o ataque.

Moro disse que deputados poderiam "ficar com o seu foro privilegiado", afirmou que a divulgação de suas conversas é "uma questão político-partidária", criticou a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Intercept e, por diversas vezes, usou de ironia.

"Se ouve muito da anulação do processo do ex-presidente [Lula], tem que se perguntar então quem defende Sérgio Cabral, Eduardo Cunha, Renato Duque, todos estes inocentes que teriam sido condenados", afirmou, sugerindo que a divulgação das mensagens visa beneficiar especificamente o petista.

"Precisamos de defensores destas pessoas. Que elas sejam colocadas imediatamente em liberdade, já que foram condenadas pelos malvados procuradores da Lava Jato, pelos desonestos policiais e pelo juiz parcial", disse.

Em resposta à deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidente do PT, Moro respondeu: "Não sou eu que sou investigado por corrupção", em uma provável referência indireta a processos contra a petista.

Moro classificou o vazamento das mensagens de "escândalo fake já afundado ou afundando", "um balão vazio", e criticou o Intercept. Disse ter ficado com a impressão de que o veículo queria que fosse ordenada uma busca e apreensão. "Talvez para aparentar uma espécie de vítima, um mártir da imprensa ou coisa parecida", afirmou.

Ele disse que a OAB "embarcou no sensacionalismo barato dos primeiros dias", ao sugerir que o ministro saísse do cargo para que as investigações fossem conduzidas de forma isenta.

Na Câmara, Moro disse ser "um grande defensor das instituições" e fez referência aos atos realizados no domingo (30) pelo país, que tiveram entre as pautas a sua defesa.

"Houve um movimento expressivo no fim de semana em que várias pessoas apoiaram o trabalho da Lava Jato", afirmou.

Ao longo da audiência na Câmara, o ministro reafirmou não ter como garantir a autenticidade integral das mensagens, qualificou a divulgação das mensagens de sensacionalista e sugeriu que o objetivo do vazamento das mensagens seria invalidar as condenações da Lava Lato.

"Meu depoimento aqui é igual ao do Senado porque é verdadeiro. Não preciso alterar versões, como faz lá o site ao adulterar mensagens. Ele é igual porque reflete a verdade", disse Moro, em referência a um erro cometido e corrigido pelo Intercept ao identificar um nome.

A blindagem do ministro foi facilitada pelo rito definido pelo presidente da CCJ, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), reduzindo inicialmente seu tempo de fala.

Francischini determinou que a audiência fosse dividida em blocos: quatro deputados perguntavam e, em seguida, o ministro tinha sete minutos para respondê-las.

O ministro procurou transparecer tranquilidade --na avaliação da oposição, deboche. Descontraído, Moro comeu e bebeu refrigerante e café durante a audiência, e riu com o presidente da CCJ.

A sessão foi marcada por uma série de troca de ofensas entre o PSL e o PT. Puxados pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, os governistas levantavam cartazes com provocações aos petistas.

Enquanto o líder do PT, Paulo Pimenta (RS), e a deputada Maria do Rosário (RS) falavam, os deputados do PSL ergueram papéis sulfites que traziam as palavras "montanha" e "solução", numa referência a supostos apelidos dos petistas nas planilhas da Odebrecht.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »