Operação foi deflagrada pela Polícia Civil do DF na manhã desta quarta-feira (03/07/2019) contra esquema criminoso suspeito de desviar R$ 6 milhões do consórcio formado para construção da usina Corumbá III. A Companhia Energética de Brasília (CEB) detém 37,5% da participação na sociedade gestora do empreendimento.
São cumpridos seis mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão no Distrito Federal, Goiás e São Paulo. Até 7h20, quatro pessoas já haviam sido presas no Guará (DF), Campinas (SP), Goiânia (GO) e Luziânia (GO).
São investigados crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e fraude, que teriam sido praticados entre os anos de 2013 e 2014.
A operação foi batizada de Espelho d’Água e é conduzida pela Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf)
A Usina Hidrelétrica Corumbá III foi inaugurada em abril de 2009 no rio Corumbá, em Luziânia (GO), Entorno do DF. Ela é capaz de gerar 93,6 MW de energia, sendo boa parte dela transmitida para a capital do país.
Em dezembro do ano passado, a CEB chegou a colocar à venda a sua parte nas ações por R$ 93 milhões. O processo, no entanto, foi suspenso.