22/07/2019 às 18h18min - Atualizada em 22/07/2019 às 18h18min

Estudantes do DF criam 'micro-ondas ao contrário' capaz de gelar bebidas em até um minuto

Alunas de escola pública do Gama foram premiadas em feira nacional e selecionadas para Mostra Latino-Americana, no Peru. 'Projeto tem potencial de mercado', diz professora.

Três adolescentes do Distrito Federal, alunas de uma escola pública da região do Gama, começaram a desenvolver um produto capaz de refrigerar uma lata de bebida em até 1 minuto. A invenção foi chamada de "micro-ondas ao contrário", ou ColdStorm.

Adrielle Dantas, Gabrielly Vilaça e Raffaella Gomes estudam no Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (CEMI) e iniciaram o projeto em 2017. Para fazer o protótipo, elas usaram lixo eletrônico

Coolers de computadores (que servem para evitar que os processadores superaqueçam) e pastilhas Peltier (que são coolers termoelétricos para aquecer e esfriar objetos) são a base da invenção.

No ano passado, as meninas participaram do Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal e da exposição de ciências da escola e foram classificadas para levar o "micro-ondas ao contrário" para a Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Educação (EXPOCETI), em Pernambuco.

Durante a EXPOCETI – que aconteceu entre 24 e 30 de junho – o projeto desenvolvido por elas recebeu várias premiações. Adrielle, Gabrielly e Raffaella ganharam o primeiro lugar na área de engenharia e receberam certificado de destaque da Faculdade Imaculada Conceição de Recife e da World International Fairs Association (WIFA).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »