23/07/2019 às 08h00min - Atualizada em 23/07/2019 às 08h00min

Preso hacker suspeito de vender programa para roubar dados bancários

O alvo da ação, preso na cidade de Juiz de Fora (MG), havia criado páginas no YouTube para mostrar como o software funcionava

Investigadores da Delegacia de Repressão a Crimes Virtuais (DRCC) deflagraram operação, nesta segunda-feira (22/07/2019), para prender um hacker especializado no desenvolvimento de softwares usados para capturar dados bancários.
 

Segundo a Polícia Civil, o programa feito por Ramon Moraes da Silva, 19 anos, tinha capacidade de infectar modens e roteadores – o que possibilitava a captura de senhas de usuários que usam o internet banking. O alvo da ação, preso na cidade de Juiz de Fora (MG), havia criado páginas no YouTube para mostrar como o programa funcionava e, assim, vendê-lo para quem tinha interesse em cometer fraudes bancárias.

De acordo com as investigações, a DRCC tomou conhecimento sobre o crime ainda em 2017, por meio do chamado malware – nome dado aos programas que infectam sistemas e possibilitam crimes virtuais –, e deu início às apurações.

Com o programa em pleno funcionamento, os autores tinham facilidade para subtrair valores depositados em contas bancárias. O objetivo do vídeo divulgado no YouTube seria comercializar o malware denominado KL DNS. Até a polícia identificar e prender o hacker criador do método fraudulento, o vídeo sobre a utilização do software já havia sido visualizado 13.672 vezes.

Policiais da DRCC seguem à procura de outros criminosos que estariam adquirindo o programa para cometer crimes de fraude bancária. Com base no monitoramento feito contra o hacker, os agentes identificaram que ele trocava informações relacionadas a esse ilícito com outros investigados, cujos nomes estão sendo mantidos em sigilo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »