01/08/2019 às 07h27min - Atualizada em 01/08/2019 às 07h27min

“Doleiro dos doleiros”, Dario Messer é preso pela Polícia Federal

Ele estava foragido desde 2018, quando foi alvo de ordem de prisão decorrente da operação Câmbio, desligo. Foi preso em São Paulo

Dario Messer, conhecido comoo “doleiro dos doleiros”, foi preso nesta quarta-feira (31/07/2019), pela Polícia Federal, em São Paulo. Ele é alvo daOperação Câmbio, desligo, braço da Lava-Jato no Rio de Janeiro. Messer é um antigo doleiro carioca que, após ter sido citado no caso Banestado – maior escândalo de lavagem de dinheiro da história do Brasil –, saiu do país.
 

Segundo a inteligência da PF, o doleiro estava em São Paulo no apartamento de uma amiga. Mas vivia entre a capital paulista e o Paraguai.

Deflagrada em 3 de maio de 2018, a Câmbio, desligo investigou a movimentação de recursos ilícitos no Brasil e no exterior por meio de operações dólar-cabo, entregas de dinheiro em espécie, pagamentos de boletos e compra e venda de cheques de comércio.

A delação dos doleiros Vinícius Vieira Barreto Claret, o Juca Bala, e Cláudio Fernando Barbosa, o Tony, resultou na operação. Dario Messer era um dos principais alvos da ação, conhecido como controlador de um banco em Antígua e Barbuda com 429 clientes.

Relembre o caso
A Operação Câmbio, desligo contou com a parceria do Ministério Público Federal (MPF) e teve como alvos doleiros que enviavam dinheiro para o exterior sem passar por instituições financeiras. O esquema envolve cerca de três mil offshore em 52 países, que movimentavam US$ 1,6 bilhão. As empresas eram usadas para ocultar os verdadeiros donos dos recursos.

Segundo as investigações, o grupo usava até softwares para monitorar o dinheiro. Autorizadas pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, foram cumpridas 43 ordens de prisão preventiva no Brasil e seis de prisão preventiva no exterior e quatro de prisão temporária, além de 51 mandados de busca e apreensão


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »