06/08/2019 às 13h57min - Atualizada em 06/08/2019 às 13h57min

Ibaneis exonera a comandante da PMDF e o chefe da Casa Militar

O governador confirmou a informação e disse que quem manda na área de segurança é o secretário Anderson Torres

O governador Ibaneis Rocha (MDB) mandou exonerar a comandante da Polícia Militar do DF (PMDF), a coronel Sheyla Soares Sampaio, e o chefe da Casa Militar, coronel Marcus Paulo Koboldt. Os substitutos devem ser definidos ainda nesta terça-feira (06/08/2019).

Metrópoles apurou que há um descontentamento do secretário de Segurança, Anderson Torres, em relação à gestão dos militares. “O Distrito Federal tem um secretário competente e preparado e todas as forças estão a ele subordinadas”, disse o governador à coluna.

A falta de alinhamento com os planos e objetivos do governo provocou a queda da comandante da Polícia Militar do DF (PMDF) e do chefe da Casa Militar. O secretário Anderson Torres confirma que o “desalinhamento” com as ideias do governador Ibaneis Rocha tornou a permanência de ambos insustentável nos respectivos cargos.

“Da minha parte, agradeço a coronel Sheyla. Mas houve um desalinho. Por exemplo, temos essa questão do Hospital da Segurança. Essa é uma ideia do governador. O que se gasta hoje com a saúde das forças é, aproximadamente, metade do orçamento do Hospital de Base. E a gente percebia uma certa resistência. Se cada um puxar a corda para um lado, não vamos para lugar nenhum”, pontuou Anderson.

A criação de uma unidade de saúde específica para atender os servidores da SSP-DF avança dentro do governo. O projeto prevê que o Hospital da Segurança Pública atenda, em tempo integral, exclusivamente integrantes da PMDF, da Polícia Civil (PCDF) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), no local onde atualmente funciona a Policlínica da Polícia Militar.

A nova unidade, localizada no Setor Policial Sul, deve incluir atendimento ambulatorial, cirúrgico, de urgência, emergência e unidade de tratamento intensivo (UTI). A previsão é que o hospital tenha 100 leitos de internação e capacidade de atender até 300 pacientes por dia, com mais de 17 especialidades médicas diferentes. Atualmente, a Policlínica é alvo de reclamações por parte de policiais militares pelos problemas de atendimento.

Perfil

Sheyla Sampaio é a primeira mulher a comandar a PMDF. A coronel integra os quadros da instituição há 27 anos e tem MBA em planejamento, orçamento e gestão pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Ela foi a primeira colocada no curso de formação de oficiais da corporação, feito em 1994 e, depois disso, ocupou diversas posições de destaque na tropa.

De 2013 a 2016, conduziu o 1º Batalhão da PMDF. Depois, foi subeditora de recrutamento e seleção da instituição e diretora da Diretoria de Promoções, Avaliação e Desempenho. Sheyla chefiou o Comando do Policiamento Regional Sul II.

Experiente, dirigiu importantes operações no Distrito Federal, como os carnavais de 2014, 2015 e 2016; o Réveillon de 2013 para 2014; a Copa do Mundo de 2014; as Olimpíadas de 2016; e o primeiro turno das eleições do ano passado.

A oficial, que chefiava o Comando de Policiamento Regional Sul (CPRS), foi indicação de Ibaneis.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »