15/08/2019 às 12h30min - Atualizada em 15/08/2019 às 12h30min

À frente do combate à violência contra as mulheres no Congresso, Flávia Arruda quer integração de serviços públicos

Mais votada na Câmara dos Deputados entre a bancada do DF, a deputada federal Flávia Arruda (PL) tem se destacado pela atuação como parlamentar. Desde o início do mandato abraçou como pauta o combate à violência contra a mulher em um momento em que o país vê um crescimento alarmante dos casos. À frente das discussões, ela tem mostrado que não é um tema apenas das mulheres, mas que atinge toda população.
Após seis meses da legislatura e da coordenação da comissão externa de combate à violência doméstica e feminicídio, ela reforça a importância da integração de políticas públicas para que a lei seja cumprida. Apesar de estreante na Câmara ela conhece a realidade das regiões administrativas do DF, o que tem contribuído para uma análise e trabalho mais amplo da pauta.
“Como deputada não tenho o papel apenas de criar leis, mas realmente cumprir esse dever de representar todos e honrar cada um que tem esperança em nossa cidade”, destacou Flávia Arruda.
Para a deputada o trabalho da comissão atinge toda a sociedade quando compreende que é preciso agir na prevenção, no combate à uma cultura machista. Trabalhando na primeira infância, por exemplo, é possível garantir um ambiente de valores como o respeito.
“Nesse trabalho entendemos que a rede toda precisa estar conectada. Desde uma denúncia acolhida com atenção na delegacia, até um serviço de saúde, uma capacitação para garantir uma entrada no mercado de trabalho, um lar em caso de ameaça de morte ou um atendimento da assistência social”, reforçou a parlamentar.
No mês em que foram celebrados os 13 anos da Lei Maria da Penha, Flávia Arruda esteve em Campo Grande para uma visita técnica em que conheceu a Casa da Mulher Brasileira e outros centros de atendimento referência. Em Brasília participou também da assinatura do Pacto Nacional pela implementação de políticas públicas de prevenção e combate à violência contra a mulher no Ministério da Justiça.
Reconhecimento nas comissões
Flávia Arruda que levou a preocupação até o presidente da casa, Rodrigo Maia, e aprovou a comissão externa de combate à violência contra a mulher e feminicídio, da qual é presidente. Agora em agosto foi indicada para uma comissão mista do Congresso de combate à violência contra a mulher, composta por deputados e senadores.
                No primeiro semestre a deputada foi escolhida para integrar uma comitiva que representou o país em um encontro das Nações Unidas, nos Estados Unidos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »