28/08/2019 às 07h15min - Atualizada em 28/08/2019 às 07h15min

Alunos do Distrito Federal são medalhistas em torneio na Ásia

Estudantes conquistaram prata e bronze em olimpíada de matemática e raciocínio lógico em Taiwan

Alunos do Distrito Federal conquistaram medalhas de prata e bronze em competiçõesasiáticas de matemática e raciocínio lógico. Estudantes do Colégio Seriös participaram da Asia International Mathematical Olympiad (AIMO) e do World Mathematics Games Open (WMGO), realizado pela primeira vez neste ano. A escola foi a única do DF a enviar alunos para as provas, realizadas na cidade de Taipei, em Taiwan.

Na AIMO, olimpíada realizada desde 2012, o aluno Pedro Santana Aguiar conquistou a medalha de bronze. Já no WMGO, um torneio de raciocínio lógico que mistura games e matemática, a estudante Linda Arueira ganhou a de prata; Ricardo Monzillo, Vinícius Cavalcante, Sofia Veloso, Rafael Nogueira, Gustavo Veloso, Bernardo Goulart, Heron Santos e Ana Ramos conquistaram o bronze. Outros alunos do colégio receberam menções honrosas.

O professor de matemática Raul Victor Batista Carneiro explica que a participação nesse tipo de competição enriquece o currículo dos alunos e pode fazer a diferença no futuro. “Algumas universidades já começaram a prestar atenção nesses estudantes. A Unicamp [Universidade Estadual de Campinas] tem um vestibular composto apenas de quem tem certificados olímpicos”, afirma. Ele diz ainda que os jovens voltam das competições com mais estímulo para se dedicar aos estudos.

“O Pedro, por exemplo, para o ano que vem quer estudar mais. Ele quer conquistar o ouro”, conta. O estudante ficou orgulhoso por representar o país. “Fiquei um pouco ansioso de ver meu nome no telão, mas me senti muito bem em representar a escola e o Brasil”, comentou.

Segundo o professor Raul Carneiro, as provas consistem em baterias de questões que os alunos têm de responder por escrito, em um ambiente semelhante ao de sala de aula. Na AIMO, tiveram duas horas para resolver os problemas propostos. Na WMGO, o prazo foi de uma hora e meia. “Eles saem um pouco cansados, mas quando veem os resultados se empolgam”.

Os alunos do Colégio Seriös se qualificaram para participar da AIMO após a Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras, uma seletiva realizada em abril. “A partir dos resultados, houve a carta-convite”, conta Raul Carneiro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »