05/03/2017 às 18h24min - Atualizada em 05/03/2017 às 18h24min

MP vai investigar rompimento de barragem no sertão de Pernambuco

Barragem faz parte do projeto de integração do São Francisco. Ministério da Integração Nacional diz que vazamento foi contido de madrugada

Por G1

Dezenas de famílias saíram às pressas de casa por causa do vazamento de uma barragem em Pernambuco. A obra da transposição do São Francisco tinha acabado de ser inaugurada.


Pela manhã as máquinas estavam trabalhando no reservatório barreiro, que fica em Sertânia, no sertão de Pernambuco. A barragem faz parte do projeto de integração do Rio São Francisco e foi inaugurada no sábado passado.


Na sexta-feira (3), um rombo de três metros de diâmetro na parede do reservatório provocou um vazamento de grandes proporções. O reservatório tem capacidade para armazenar dois milhões e 600 mil metros cúbicos de água. Técnicos do Ministério da Integração Nacional afirmam que mais de um milhão de metros cúbicos podem ter jorrado.
A inundação desalojou 60 famílias. Muitos agricultores perderam as plantações.


"Várias fruteiras. Goiabeira. Mangueira, cajueiro”, conta um agricultor.


Ministério da Integração Nacional diz que o vazamento foi contido de madrugada.


O Ministério Público Federal da Paraíba recomendou que o Ministério da Integração Nacional faça uma vistoria técnica e elabore um laudo pericial que garanta que o vazamento não vai comprometer os reservatórios paraibanos que vão receber água da transposição do Rio São Francisco. Ficou estabelecido um prazo de cinco dias pro ministério informar se vai acatar a recomendação sob pena de adoção de medidas judiciais.


O Ministério da Integração Nacional disse que já faz vistoria nas barragens da transposição e que vai atender à exigência do Ministério Público.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »