Nas entrelinhas, os grandes analistas políticos já prevêem o futuro do PODEMOS no Senado Federal. A filiação do Senador do DF Antônio Reguffe não é a única no partido, que deverá receber mais três senadores. É o começo da construção da eleição do Senador e presidente do PODEMOS Álvaro Dias para presidente do Senado em 2021. O Podemos já é a segunda maior bancada do Senado Federal.
Moradores e líderes de Santa Maria estão assustados com o crescimento das invasões na cidade. As quadras mais visíveis são as CI 416 E CI 217. É aquela velha história de sempre: o governo fecha os olhos, deixa acontecer, para depois derrubar. Falta, como sempre, a fiscalização. Cadê a Administração?
A Câmara dos Deputados deu prioridade a projetos contra o feminicídio e de proteção à família de mulheres vítimas de violência. Foi aprovado, o PL que garante a transferência e a matrícula de filhos de mulheres violentadas nas escolas. A relatora do projeto é a deputada do PL/ DF, Flávia Arruda.
Outro projeto interessante aprovado dentro do pacote de medidas foi o da deputada do Podemos/SP Renata Abreu, que dispõem sobre o registro de ocorrências das mulheres nos hospitais. Para a deputada, apenas 10% das mulheres agredidas procuram as delegacias. Na maioria dos casos, as vítimas recorrem aos hospitais em busca de atendimento. Os projetos seguiram direto para a sansão do presidente Jair Bolsonaro.
A verba do Ministério das Cidades destinada a compra de materiais de obra para o Metrô-DF foi redirecionada e agora será usada pela Secretaria do Meio Ambiente para projetos de aproveitamento de recicláveis na Cidade Estrutural, o que possivelmente atrasará as obras de expansão do Metrô para as cidades de Ceilândia e Samambaia. Mais um descaso com o transporte público caótico que faz o trabalhador penar diariamente. Serão 2 milhões usados para obras de fechamento do Lixão da Estrutural. Quantas vezes vão fechar o Lixão da Estrutural? Fato estranho. O Secretário do Meio Ambiente é Sarney Filho.
Aconteceu neste sábado (14) o primeiro aulão de Defesa Pessoal para mulheres, promovido pela Procuradoria da Mulher da CLDF. A iniciativa das aulas é da deputada Júlia Lucy e voluntários que se preocupam em ajudar mulheres na proteção contra agressão. Com a onda de agressão à mulher no DF, a iniciativa é super bem vinda.