16/09/2019 às 06h57min - Atualizada em 16/09/2019 às 06h57min

Bandido invade creche do DF três vezes, quebra tudo e não leva nada

Crimes ocorreram entre junho e agosto e nada de valor foi furtado. Polícia Civil tenta identificar e prender o criminoso

Coordenadores e funcionários de uma creche de São Sebastião estão pedindo ajuda à comunidade da região para identificar um homem, que, entre junho e agosto, invadiu o local por três vezes. O objetivo do criminoso: apenas destruir o patrimônio, sem levar nada de valor. As investidas dele têm prejudicado o funcionamento da instituição, que atende gratuitamente 138 crianças de 2 e 3 anos.

Ainda em junho, o suspeito entrou pela primeira vez na creche Bem Me Quer, mantida pelas Obras de Assistência à Sociedade e Infância (OASIS). De acordo com a presidente da instituição, Roberta Fernandes, ele fugiu assim que o alarme disparou, sem levar nada.

Não demorou muito, o bandido repetiu a dose. Dessa vez ele, identificou todos os pontos de segurança da creche. Danificou as câmaras, cortou os fios e quebrou o alarme. Após assegurar que não seria atrapalhado, entrou em uma sala do setor administrativo e ficou por 40 minutos.

No local, onde também havia uma câmera, ele mexeu em documentos, pegou uma pasta e tirou foto de uma folha, colocando-a, em seguida, dentro da roupa.

“Não sabemos o que tinha na folha. Não temos uma memória do que pode ter sido. Como eu assumi há cerca de um ano, perguntei para a presidência passada, que disse o local guarda informações sobre funcionários”, conta Roberta. “Temos medo de que ele volte durante o dia, por isso, estamos pedindo ajuda”.

Essa não foi à última vez que o criminoso esteve no local. Em 30 de agosto, ele tentou invadir a creche mais uma vez. Percebendo que nem as câmeras e alarmes estavam sendo efetivas contra o invasor, a instituição passou a revesar vigias. Foi um deles que acabou percebendo a tentativa do suspeito e deu o alerta. A polícia chegou a ser acionada, mas o homem conseguiu fugir.

Em todas as oportunidades, a direção da creche fez o boletim de ocorrência, mas apenas nas duas últimas foi feita a perícia do local. Mesmo com as imagens, o criminoso não foi identificado.

“Fomos à delegacia e fui aconselhada a divulgar as imagens dele nas redes sociais. Me disseram que seria até mais rápido, mas ainda não temos nenhuma informação. Me pediram para voltar na delegacia, na próxima semana, para ver se a perícia estará pronta ou não”, conta Roberta Fernandes.

Até o momento, a presidente da OASIS calcula que o prejuízo com as invasões chega a R$ 8 mil. Porém, o rombo pode ultrapassar os R$ 10 mil, uma vez que portas e janelas ainda estão danificadas.

Ajuda

A creche Bem Me Quer funciona há 26 anos em São Sebastião, sempre atendendo gratuitamente a comunidade em espaço próprio. Graças a uma parceria com a Secretaria de Educação, as crianças são encaminhadas via 156. No local, elas têm até cinco refeições diárias, além dos cuidados de funcionários.

Por conta das invasões, a creche está realizando bazares para repor os recursos gastos com os reparos. “Precisamos de ajuda. Quem quiser, pode entrar em contato conosco e fazer doações”, pede a presidente Roberta Fernandes.

Para doar, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3335-3107.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »