Domingo, 07/12/25

Novos ônibus elétricos do DF têm chegada prevista para março de 2026

ônibus elétricos do DF: chegada e cronograma

Ônibus elétricos do DF começam a ser entregues em 2026, com previsão de operação de 90 veículos na região de Brasília. Um exemplar já está em fase de testes; a chegada inicial foi anunciada para o final de janeiro de 2026 e as demais unidades devem desembarcar a partir de março de 2026.

fabricante, montagem e responsável pela negociação

Os veículos são fabricados pela CRRC e montados em Qingdao. A negociação foi conduzida pela empresa Piracicabana, que também iniciará a construção da garagem e da infraestrutura de abastecimento próximo ao Terminal da Asa Sul (TAS).

impacto no atendimento e rotas

A estimativa é que cerca de 60 mil passageiros sejam atendidos diariamente nas linhas que ligam a Rodoviária do Plano Piloto ao Terminal da Asa Sul e a áreas como a Esplanada dos Ministérios, UnB, Noroeste, W3 e L2, além do Aeroporto.

custos e infraestrutura

  • Custo médio por ônibus elétrico: R$ 3,4 milhões.
  • Custo estimado para 12 carregadores em garagem: ~R$ 20 milhões.
  • Atualmente, o DF já opera seis elétricos nas linhas 109.3 e 109.4.

benefícios ambientais

Os elétricos em operação ajudam na redução de emissões: as seis unidades já contribuem para a diminuição de aproximadamente 3,2 mil toneladas de CO2 por ano. A expansão da frota deve ampliar esse benefício.

Para informações institucionais sobre mobilidade no Distrito Federal, consulte o site da Secretaria de Mobilidade do DF: https://www.semob.df.gov.br.

Em resumo, a chegada das unidades programadas para 2026 representa um avanço na modernização do transporte público e na transição para mobilidade elétrica no Distrito Federal; o processo envolve altos investimentos em veículos e infraestrutura e deve impactar positivamente o atendimento diário de passageiros.

ônibus elétricos do DF

Por Correio de Santa Maria, com informações de Semob-DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *