Empresa já havia sido notificada em 2024 e autuada em 2025
Uma operação realizada pelo Procon Goiás suspendeu as atividades de uma revendedora de pneus localizada no Setor Pedro Ludovico em Goiânia. A ação, divulgada nesta segunda-feira (14/7) foi motivada por denúncias de consumidores que eram informados, por meio de aplicativo, sobre a disponibilidade de uma determinada marca de pneu. No entanto, ao chegar no local, o consumidor era induzido a aceitar um produto de outra marca, com valor superior.
Consumidores também apontaram que a empresa apresentava um novo orçamento não autorizado e não solicitado depois que o serviço já tinha sido iniciado. Os relatos são de que a empresa utilizava de pressão psicológica ou constrangimento para que serviços adicionais, diferentes dos inicialmente informados, fossem aceitos.
A suspensão das atividades, realizada na última sexta-feira (11/7), foi por descumprimento do Código de Defesa do Consumidor, como a falta de informações claras e precisas, pela prática de publicidade enganosa e por condicionar a venda de um produto ao fornecimento de outro produto ou serviço. Durante esta suspensão, a empresa não poderá realizar nenhum tipo de transação na loja física ou pela internet.
O estabelecimento já havia sido alvo de outras duas operações e notificado em novembro de 2024. Agora, as atividades só poderão ser retomadas após correção das falhas apontadas, além da adequação dos serviços às normas do CDC, o que será verificado em uma nova fiscalização.
Agora, a empresa tem o prazo de 20 dias para entregar as documentações necessárias, que serão analisadas pelos fiscais antes de uma nova fiscalização.
Correio de Santa Maria, com informações do Procon Goiás