Sábado, 29/11/25

Alertas de tempestade e granizo são emitidos no RS, com foco na segurança da população

Alertas de tempestade e granizo são emitidos no RS, com foco na segurança da população
Alertas de tempestade e granizo são emitidos no RS, com foco na segurança da população | Imagem: Reprodução

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu dois avisos em massa nesta sexta-feira (28/11) para alertar a população sobre tempestades severas e o risco de granizo em diversas cidades. O alerta Cell Broadcast foi direcionado inicialmente para áreas do interior, incluindo Dom Feliciano, Chuvisca, Cerro Grande do Sul e Camaquã, e posteriormente para Sentinela do Sul e Sertão Santana.

A orientação da Defesa Civil é que a população busque abrigo longe de árvores, placas e postes de energia. A ferramenta Cell Broadcast, que envia mensagens de texto e alertas sonoros por meio da rede de telefonia celular, pode ser utilizada em situações de ventos intensos, interrompendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, mesmo no modo silencioso.

Não é necessário cadastro para receber os alertas, que foram enviados para áreas de risco com cobertura 4G ou 5G. A Defesa Civil recomenda que a população mantenha a calma e siga as instruções da mensagem.

Ferramenta Cell Broadcast

A ferramenta foi utilizada pela primeira vez no Rio Grande do Sul em outubro deste ano. A tecnologia é resultado de uma parceria entre o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia, e está integrada a outras formas de alerta da Defesa Civil, como SMS via 40199 e publicações em redes sociais.

Perigo potencial na Região Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta de perigo potencial de tempestade na Região Sul. A população deve ficar atenta até as 10h de sábado (29). A previsão indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos fortes de 40-60 km/h e queda de granizo. Apesar disso, o risco de interrupção no fornecimento de energia, danos em plantações, queda de galhos e alagamentos é baixo.

As áreas sob alerta incluem: Serrana, Oeste Catarinense, Sudoeste Rio-grandense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Curitiba, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Sudeste Paranaense, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, Sudoeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *