Sábado, 29/11/25

Rússia ameaça bloqueio total do WhatsApp por descumprimento de exigências legais

Rússia ameaça bloqueio total do WhatsApp por descumprimento de exigências legais
Rússia ameaça bloqueio total do WhatsApp por descumprimento de exigências legais | Imagem: Reprodução

MOSCOU (Reuters) – O órgão estatal de vigilância das comunicações da Rússia ameaçou na sexta-feira bloquear totalmente o WhatsApp se ele não cumprir a lei russa, informaram agências de notícias.

Em agosto, a Rússia começou a limitar algumas chamadas no WhatsApp, de propriedade da Meta, e no Telegram, acusando as plataformas de propriedade estrangeira de se recusarem a compartilhar informações com as autoridades policiais em casos de fraude e terrorismo.

WhatsApp sob ameaça de bloqueio total

Nesta sexta-feira, o órgão de vigilância Roskomnadzor acusou novamente o WhatsApp de não cumprir as exigências russas destinadas a prevenir e combater o crime.

‘Se o serviço de mensagens continuar a não cumprir as exigências da legislação russa, ele será completamente bloqueado’, disse a agência de notícias Interfax.

Acusações e contra-ataques

O WhatsApp acusa Moscou de tentar bloquear o acesso de milhões de russos à comunicação segura.

Autoridades russas estão promovendo um aplicativo rival apoiado pelo Estado, chamado MAX, que, segundo os críticos, poderia ser usado para rastrear os usuários. A mídia estatal classificou essas acusações como falsas.

O órgão estatal de vigilância das comunicações da Rússia ameaçou na sexta-feira bloquear totalmente o WhatsApp se ele não cumprir a lei russa.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas