Sábado, 02/08/25

Araras são resgatadas às margens da BR-153, em Goiás

Araras são resgatadas araras às margens da BR-153, em Goiás (Foto: Ecovias Araguaia)

Resgates ocorreram em Campinorte, Porangatu e Gurupi

A concessionária Ecovias Araguaia e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgataram três araras em menos de um mês às margens da BR-153, sendo a última nesta semana. As operações ocorreram, respectivamente, em Campinorte, Porangatu e Gurupi. As três foram encaminhadas ao Batalhão da Polícia Militar Ambiental deste último município, mas a condição de saúde delas não foi informada.

“Animais silvestres em situação de vulnerabilidade, feridos ou debilitados, são resgatados e recebem atendimento veterinário para voltarem recuperados e em segurança aos seus habitats. Essa medida é parte da execução do Programa de Proteção à Fauna, que também inclui monitoramento periódico ao longo do trecho concessionado”, afirma o coordenador de Sustentabilidade da Ecovias do Araguaia, Clezio Almeida.

Ainda conforme a concessionária, 40 animais silvestres foram resgatados ao longo do trecho, em 2024. Foram 28 em Goiás e 12 no Tocantins. Entre as espécies resgatadas, estão a arara-canindé, quati, tucano, tamanduá-bandeira, jabuti e periquito. Além disso, outros 22 animais domésticos de grande porte e 14 de pequeno porte também foram resgatados por equipes da concessionária.

A empresa pede que o usuário ligue no telefone 0800 153 0 153, caso encontre um animal na via. O serviço é gratuito e funciona 24 horas.

Correio de Santa Maria, com informações da  Ecovias Araguaia e da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *