Terça-feira, 02/12/25

Governo busca negociação com Trump sobre tarifaço em janeiro de 2026

Governo busca negociação com Trump sobre tarifaço em janeiro de 2026
Governo busca negociação com Trump sobre tarifaço em janeiro de 2026 | Imagem: Reprodução

O governo brasileiro aguarda uma nova rodada de negociação sobre o tarifaço com os Estados Unidos em janeiro de 2026. A expectativa é que a superação do impasse comercial ocorra no fim do primeiro semestre do ano que vem, segundo interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 14 de novembro, Donald Trump assinou a retirada parcial do tarifaço de produtos brasileiros atingidos pela taxação de 50%. Contudo, 22% das importações do Brasil nos EUA continuam sob efeito do tarifaço, conforme o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O Planalto espera contato da Casa Branca para definir uma nova data para um encontro de negociadores.

Uma segunda reunião entre Lula e Trump é esperada, mas somente com o avanço das conversas entre as equipes técnicas de ambos os governos. Os presidentes estiveram juntos em outubro, na Malásia, onde estabeleceram a base para diálogo sobre um acordo comercial.

Lula busca novos parceiros em 2026

Em fevereiro, o presidente viaja à Índia para uma visita de Estado. Lula encontra o primeiro-ministro Narendra Modi, na expectativa de abertura do mercado indiano para mais produtos brasileiros. Espera-se também acordo para cooperação na área de digitalização dos serviços públicos, uma expertise do país asiático.

Em abril, Lula vai a Hannover, na Alemanha. O petista foi convidado pelo chanceler Friedrich Merz para a Hannover Messe, a maior feira industrial do mundo. O petista afirmou, durante a cúpula do G20 na África, que compareceria ao evento para tentar abrir novos mercados na Europa para o biocombustível brasileiro.

Em junho, Lula pode ir à França como convidado da reunião do G7, grupo das sete maiores economias do mundo. Dependerá, analisam auxiliares, da situação do Brasil diante da União Europeia e os Estados Unidos até então.

Em novembro de 2026, há a reunião do G20, nos EUA.

Otimismo e cautela sobre o tarifaço

Há otimismo por parte dos negociadores brasileiros, mas também precaução. Enquanto esperam-se pautas positivas sobre o fim do tarifaço, inclusive sob perspectiva eleitoral, o Planalto também avança em busca de novos parceiros comerciais.

Espera-se que, em 20 de dezembro, Lula assine o acordo comercial do Mercosul com a União Europeia. Tudo depende da votação da proposta no Parlamento Europeu, entre os dias 18 e 19 de dezembro.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *