Quarta-feira, 03/12/25

Brasileira condenada por atos de 8 de Janeiro é presa na Argentina

Brasileira condenada por atos de 8 de Janeiro é presa na Argentina
Brasileira condenada por atos de 8 de Janeiro é presa na Argentina | Imagem: Reprodução

Uma mulher, condenada pelos atos de 8 de Janeiro, foi presa na Argentina nesta terça-feira (2). Ela era considerada foragida e estava com mandado de prisão expedido.

A detenção foi confirmada.

A mulher foi condenada em março de 2024 a 14 anos de prisão, em regime inicial fechado, por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Ela foi detida ao tentar deixar a Argentina em direção ao Paraguai. Desde outubro de 2024, o STF autorizou a extradição de 63 investigados e condenados do 8 de Janeiro que fugiram para o território argentino, em resposta a um pedido da Polícia Federal.

A defesa da mulher confirmou a prisão e divulgou nota afirmando “profunda preocupação com sua detenção em território estrangeiro”. O advogado declarou que o caso evidencia violações de garantias constitucionais em processos que, segundo ele, teriam “motivação política”, citando presunção de inocência, proporcionalidade e direito a julgamento justo.

A extradição da mulher deve seguir o mesmo trâmite dos demais foragidos localizados na Argentina, e a decisão final caberá ao STF.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas