Quarta-feira, 10/12/25

Vulcão Kilauea, no Havaí, entra em erupção com jatos de lava a 300 metros

Vulcão Kilauea, no Havaí, entra em erupção com jatos de lava a 300 metros
Vulcão Kilauea, no Havaí, entra em erupção com jatos de lava a 300 metros | Imagem: Reprodução

Vulcão Kilauea entra em erupção no Havaí

O Kilauea, um dos vulcões mais ativos do planeta, entrou em erupção neste sábado, 5, no Havaí, projetando lava a mais de 300 metros de altura e destruindo uma câmera de monitoramento do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Trata-se do 38º incidente desde dezembro do ano passado e já é considerado um dos mais intensos devido à formação de um raro “triple fountain”, quando três jatos simultâneos irrompem da cratera.

A erupção começou na manhã do sábado e durou mais de 12 horas, de acordo com o USGS. As imagens mostram a câmera de vigilância, instalada em uma área restrita do Parque Nacional dos Vulcões, falhando segundos antes de ser atingida pela lava.

Atividade vulcânica intensa

A intensidade da atividade elevou os níveis de dióxido de enxofre e dióxido de carbono na região, o que levou autoridades locais a reforçarem alertas de saúde para moradores e visitantes. Além dos gases, os vulcanologistas apontam riscos trazidos por fragmentos vulcânicos como tephra (partículas vítreas e afiadas), além de cinzas, escórias, pumita e reticulito. Esses materiais podem atingir áreas num raio de até cinco quilômetros das saídas de lava e, por vezes, chegam à Rodovia 11, que cruza o lado oeste do parque.

O fenômeno também produziu “cabelos de Pele”, filamentos de vidro vulcânico que se formam quando gotas de lava são esticadas pelo vento. Leves e cortantes, podem ser carregados por longas distâncias e causar irritação na pele e nos olhos.

Kilauea: o vulcão mais ativo do Havaí

Apesar de não ser o maior vulcão havaiano — título que pertence ao Mauna Loa —, o Kilauea é o mais ativo e permanece em erupção quase contínua desde 1983. Ele é a principal atração do Parque Nacional dos Vulcões, na Ilha Grande, patrimônio mundial da Unesco situado a 320 quilômetros de Honolulu. A paisagem da região muda de forma constante: em 2005, parte de uma falésia desmoronou e a lava formou uma nova plataforma de terra firme, expandindo a linha costeira.

A área próxima à caldeira está fechada desde 2007 por risco de instabilidade, rachaduras e novos desmoronamentos. O Kilauea segue em código laranja, sinal de erupção em curso ou iminente sem grande emissão de cinzas. Segundo o USGS, um novo episódio pode ocorrer nas próximas semanas.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *