Quarta-feira, 10/12/25

Secretário rebate fala de ministro sobre combate ao crime organizado

Secretário rebate fala de ministro sobre combate ao crime organizado
Secretário rebate fala de ministro sobre combate ao crime organizado | Reprodução

Secretário rebate fala de ministro sobre combate ao crime organizado

O presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), Sandro Avelar, rebateu as falas do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, sobre suposta inércia das seguranças públicas estaduais no combate ao crime organizado.

Lewandowski declarou na CPI do Crime Organizado no Senado Federal que os governos estaduais não estão fazendo “nada” para resolver “o problema da criminalidade”.

“O que os governos estaduais estão fazendo para combater o crime organizado? Qual foi o governo de estado que resolveu o problema da criminalidade comum ou organizada? Nada. Nada”, disse Lewandowski.

Avelar, também secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, destacou o trabalho das secretarias estaduais em meio a limitações orçamentárias e estruturais.

Trabalho das secretarias estaduais

Para o secretário, as polícias estaduais vêm desempenhando funções que são de competência federal. Como exemplo, Avelar citou o combate ao tráfico de drogas e de armas.

“São os entes estaduais que mantêm as polícias civis, militares, penais e os bombeiros, garantindo a ordem pública, a investigação de homicídios e tráfico de drogas, o patrulhamento ostensivo e, crucialmente, o combate direto às facções, de forma que é injusta e desarrazoada qualquer afirmação de que os estados não estão fazendo nada no combate ao crime organizado.”

Ministério único

O Consesp reafirma o entendimento de que o governo federal deveria contar com um ministério voltado apenas para a segurança pública.

O Consesp realizou uma reunião extraordinária com secretários de segurança pública de todo o país.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *