Terça-feira, 16/12/25

Hassett: Fed pode rejeitar opiniões de Trump

Hassett: Fed pode rejeitar opiniões de Trump
Hassett: Fed pode rejeitar opiniões de Trump | Imagem: Reprodução

Hassett fala sobre o Fed

Kevin Hassett, um dos principais candidatos à presidência do Federal Reserve (Fed), afirmou que as opiniões do presidente Donald Trump poderiam ser rejeitadas pelos membros do Fed ao decidirem sobre as taxas de juros. A palavra-chave principal é Fed.

Declarações de Hassett

Em entrevista ao programa Face the Nation, da CBS News, Hassett disse que continuaria conversando com Trump caso se tornasse presidente do Fed. Ao ser questionado sobre o peso das ideias de Trump sobre juros, Hassett respondeu: “Não, não teriam peso nenhum”.

“A opinião dele importa se for boa, se for baseada em dados”, continuou Hassett. “E então, se você for ao comitê e disser: Bem, o presidente apresentou este argumento e é um argumento realmente sólido, eu acho, o que vocês acham?, se eles o rejeitarem, votarão de forma diferente.”

Contexto da fala

Os comentários de Hassett surgem enquanto Trump realiza entrevistas com potenciais substitutos para o atual presidente do Fed, Jerome Powell. Trump espera que o indicado corte drasticamente a taxa básica de juros do banco central, atualmente entre 3,50% e 3,75%.

Trump afirmou que a taxa deveria ser reduzida para 1% ou menos, uma visão não compartilhada por economistas. A postura de Trump gerou preocupações sobre a independência do Fed.

Antes de 2016, presidentes de ambos os partidos evitavam comentar as decisões do Fed. Economistas acreditam que um Fed independente é mais eficaz no combate à inflação.

Na sexta-feira, Trump declarou que “certamente deveria ter um papel nas conversas com quem quer que seja o chefe do Fed” sobre as taxas de juros. O Wall Street Journal noticiou que Kevin Warsh seria o favorito de Trump para substituir Powell, mas Trump já havia insinuado que poderia escolher Hassett.

Hassett disse que “no fim das contas, o trabalho do Fed é ser independente”. “No fim das contas, é um comitê que vota. E eu ficaria feliz em conversar com o presidente todos os dias até que ambos morramos, porque é muito divertido.”

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas