Sábado, 06/09/25

Ex-vereador de Goiânia repassa meio milhão de reais em emenda para documentário sobre anjo

Reprodução

Recurso foi destinado a projeto sobre São Miguel Arcanjo, a ser desenvolvido por entidade criada em abril 2024, sem experiência própria nesse tipo de serviço

Uma organização social com sede em Trindade vai levar R$ 516 mil de emenda parlamentar do vereador Kleybe Morais (MDB), via orçamento do município de Goiânia, para a realização de um documentário sobre São Miguel Arcanjo.

A Ativa Organização da Sociedade Civil (Ativa OSC) tem como sede uma casa inabitada na cidade da região metropolitana e, como integrantes, moradores da capital que se identificam como especialistas em captação de recursos públicos, especificamente emendas parlamentares. Não está claro no projeto qual o público a ser beneficiado nem a experiência da Ativa com trabalhos sociais e culturais.

Miguel Arcanjo é o patrono da Igreja Católica, e também uma gura emblemática em outras doutrinas cristãs, assim como nas judaicas e islâmicas e é citado como um dos anjos mais poderosos de Deus. Entre os católicos, é citado como santo, mesmo não tendo passado por um processo de canonização e colocado como comandante do exército de Deus e também o anjo que leva a alma dos falecidos ao céu.

O santo também é uma gura bastante reverenciada por católicos mais conservadores e apoiadores do bolsonarismo no Brasil. Ao jornal, a diretoria da Ativa armou que há “um nicho” dentro do catolicismo a ponto de justicar um documentário.

‘Importante’

Ao falar sobre o repasse de meio milhão para a produção de um documento sobre um anjo, Kleybe argumenta que a imagem de São Miguel Arcanjo tem “importância cultural, religiosa e simbólica para a sociedade brasileira, especialmente para os católicos de Goiânia”.

“São Miguel é um dos santos de maior devoção popular no sincretismo brasileiro. Diversas religiões de matrizes e crenças distintas tem um apreço especial ao Arcanjo”, arma o vereador, citando o fato de o santo ter sido um “símbolo de resiliência e força” na Revolução “ Constitucionalista de 1932, revolta armada em São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas”.

A Ativa OSC existe desde abril de 2024 e usa o registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) criado em 2018 para a Associação dos Idosos Rosa de Saron do Bairro da Vitória.

À reportagem, Rosa Maria de Souza, que era presidente desta associação, informou que não queria seguir no cargo, mas não tinha ninguém para dar continuidade aos trabalhos da entidade.

Uma amiga encontrou um contador que conhecia pessoas interessadas em ficar com o CNPJ. “Eu não vendi a associação, não recebi nada por isso. Não sei porque eles queriam o registro”, comentou Rosa.

Gestor

O jornal entrou em contato com o presidente da Ativa, o gestor de convênios Walter Candido da Silva Júnior, para entrevistar sobre o projeto, porém ele passou o telefone para Leonardo Martin. Walter o chamou de diretor comercial e disse que ele “entende melhor do que eu a respeito do assunto”.

Questionado sobre o tempo de existência da Ativa, Leonardo falou que o CNPJ é de 2018 e que houve uma troca de diretoria em 2024. Sobre a associação dos idosos, ele disse apenas que ela era mais voltada ao social, mas sem especificar que as duas entidades são distintas.

Nos documentos apresentados à prefeitura para autorização do repasse, a Ativa OSC diz que atua há quatro anos e possui um “histórico consolidado” na promoção de ações sociais, culturais e educacionais voltadas para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

A instituição garante que já realizou projetos como doações de alimentos e de roupas, oficinas culturais, entre outros. Não há registro de nada disso na internet e não foram dados exemplos na documentação.

Ativa Organização da Sociedade Civil (Ativa OSC)

Em nota, a Prefeitura armou que não há impedimento legal para o fato de a sede da associação ser em Trindade e que não caberia à prefeitura contestar a destinação de emendas impositivas, que são definidas pelos vereadores.

Correio de Santa Maria, com informações da Ativa Organização da Sociedade Civil (Ativa OSC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *