Um feito inédito para o Brasil marcou o mês de abril deste ano. Hugo Calderano se tornou o primeiro mesa-tenista das Américas a se tornar campeão mundial. Além disso, Rebeca Andrade foi escolhida como Retorno do Ano pelo “Oscar do Esporte”, Michael Schumacher surpreendeu o mundo com interação inédita e a NBA caminhava para a etapa final da temporada.
Em série de retrospectiva de 2025, o Metrópoles reúne um compilado do que aconteceu de mais relevante em cada mês e estes foram os eventos que marcaram o 4º do ano.
Hugo Calderano no topo global
Foi em 20 de abril que o carioca cravou título mais importante da sua carreira e botar o Brasil na história da modalidade. Calderano foi campeão da Copa do Mundo ITTF de Tênis de Mesa 2025, em Macau, China. O atleta foi o primeiro do continente americano a ocupar o topo do pódio.
Na disputa final, o brasileiro encarou o top 1 do mundo, Lin Shidong. A vitória por 4 sets a 1, começou com Calderano perdendo. O chinês confirmava, de início, o favoritismo e ganhou a primeira parcial por 11 x 6. No entanto, depois disso, o carioca dominou com vitórias por 11 x 7, 11 x 9, 11 x 4 e 11 x 5.
Rebeca Andrade eleita “Retorno do Ano”
A maior medalhista brasileira na história dos Jogos Olímpicos foi gratificada com o Prêmio Laureus, como Retorno do Ano. Esta consagração é conhecida como o Oscar do Esporte. Rebeca Andrade recebeu a distinção na cerimônia realizada em 21 de abril, em Madri, na Espanha. A ginasta foi a primeira atleta mulher do Brasil a receber a premiação.
A Olímpiada de Paris-2024 foi um marco para a carreira de Rebeca e fator primordial para ela receber esse prêmio. Foi durante os Jogos mais recentes que a paulista faturou ouro no solo, prata no individual geral e no salto, e bronze por equipes. O que marcou ela como “retorno do ano” foi quase ter que desistir da carreira, após ter enfrentado cirurgias complicadas em 2015, 2017 e 2019.
Michael Schumacher assina capacete
Longe dos holofotes desde o grave acidente de esqui sofrido na França em dezembro de 2013, Michael Schumacher fez uma rara “aparição” no último domingo (13/4) enquanto acontecia o GP do Bahrein. O heptacampeão da Fórmula 1 assinou um capacete, com a ajuda de Corinna, sua esposa.
A iniciativa foi promovida por Jackie Stewart, três vezes campeão, e faz parte de uma campanha de conscientização sobre a demência. Além da assinatura de Schumacher, o equipamento conta com os autógrafos de outros campeões da Fórmula 1.
Apitou, começaram os playoffs NBA!
A temporada regular da NBA 2024/25, fase de pontos corridos da competição, chegou ao fim em 13 de abril. Cleveland Cavaliers liderava a Conferência Leste e Oklahoma City Thunder, que vinha a se tornar o grande campeão, a Oeste. Antes de o início dos Playoffs (o mata-mata), oito equipes disputaram a repescagem, em que foram salvos Miami Heat e Memphis Grizzlies.
Em 19 de abril, foi dada a largada da primeira fase dos Playoffs, equivalente às quartas de final, com oito times concorrendo por cada conferência. Por fim, se classificaram às semifinais Cavaliers, Pacers, Celtics e Knicks, pelo lado leste; e Thunder, Nuggets, Timberwolves e Warriors pelo oeste. Esta etapa que viria a ser disputada no mês seguinte.








