Terça-feira, 23/12/25

Novacap conclui projeto paisagístico no TJDFT

Novacap conclui projeto paisagístico no TJDFT
Concluído projeto paisagístico na sede do TJDFT – Reprodução

Projeto paisagístico no TJDFT é concluído

Novacap realizou o projeto e a execução da obra

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) finalizou o projeto paisagístico no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). A Novacap foi responsável pelo planejamento e execução, sem contratação de terceiros.

A iniciativa faz parte de uma parceria iniciada em março de 2025, com o objetivo de restaurar a beleza original dos jardins. O projeto, desenvolvido pela Divisão de Paisagismo e Implantação (DPAI), incluiu a reforma das jardineiras, recuperação dos gramados e novo paisagismo em áreas externas e internas do prédio.

O paisagismo utilizou diversas espécies ornamentais, como palmeiras e plantas aquáticas, visando valorizar o espaço institucional e promover harmonia estética.

“Esse projeto foi elaborado e executado pela nossa própria equipe técnica, o que demonstra a capacidade da Novacap em conduzir ações completas, desde o planejamento até a execução. É uma satisfação contribuir para a valorização de um espaço tão importante como o TJDFT”, afirma Raimundo Silva, diretor das Cidades.

O projeto foi desenvolvido com critérios de sustentabilidade, priorizando espécies perenes e adaptadas ao clima local, incluindo plantas compatíveis com o bioma Cerrado.

“O paisagismo foi pensado para se manter ao longo dos anos, com plantas resistentes, que demandam menos intervenções e se adaptam bem às condições do local, sem abrir mão da diversidade visual”, explicou Humberto Vieira, chefe da Divisão de Paisagismo e Implantação.

Visita técnica

Na quarta-feira (18), uma visita técnica reuniu representantes do TJDFT e da Novacap para acompanhar o resultado final do projeto paisagístico. As equipes avaliaram os serviços e destacaram a importância da parceria institucional.

O presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior, ressaltou o papel do paisagismo na relação entre o Tribunal e a cidade. “A qualificação dos espaços do Tribunal também dialoga com a cidade e com o patrimônio de Brasília. Cuidar dessas áreas é uma forma de preservar a identidade do Distrito Federal e oferecer um ambiente mais acolhedor à população”, declarou.

“A Novacap atua não apenas na execução de obras, mas na conservação permanente da cidade. Projetos como este reforçam a importância da zeladoria e do cuidado contínuo com os espaços públicos”, compartilhou Fernando Leite, presidente da companhia.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *