Sábado, 02/08/25

Podcast orienta população do Distrito Federal sobre direitos e acesso à justiça

“Com a nova ferramenta, o cidadão pode saber como a DPDF atua, onde ela atua e em quais situações ele pode procurar por assistência jurídica", afirma o defensor público-geral, Celestino Chupel, que foi um dos entrevistados do podcast | Foto: Divulgação/DPDF

Programa da Defensoria Pública do DF é realizado quinzenalmente e informa sobre quais situações em que o cidadão pode procurar por assistência jurídica

Desde sua estreia em maio deste ano, o podcast Fala Aí, DPDF, da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), já lançou cinco episódios. A iniciativa tem como proposta aproximar a instituição da população por meio de entrevistas com defensores públicos, servidores e outros convidados. Com linguagem clara e acessível, o objetivo é fortalecer o elo com a comunidade, levando informação de qualidade ao cidadão.

Produzido quinzenalmente pela equipe de comunicação da DPDF, o primeiro episódio contou com a participação do defensor público-geral, Celestino Chupel, que apresentou a atuação da Defensoria na proteção dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade no DF, além de compartilhar os desafios de liderar uma instituição essencial à cidadania.

O segundo episódio inaugurou o quadro “Mestres, Doutores e Doutrinadores” com a presença de Sérgio Domingos, defensor público e chefe de gabinete da DPDF. Com vasta experiência no Núcleo de Assistência Jurídica da Infância e Juventude, Domingos abordou sua trajetória e os desafios enfrentados na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Ele destacou seu trabalho acadêmico, voltado à função social da adoção, abordando temas como adoção homoafetiva e de nascituros. “A adoção não se resume à melhoria material, ela precisa ser vista pelo viés da afetividade”, explicou.

O terceiro episódio trouxe o subdefensor público-geral Fabrício Rodrigues, que falou sobre o papel da Defensoria na promoção da cidadania. Ele ressaltou a importância de alcançar pessoas invisibilizadas, especialmente aquelas excluídas digitalmente. “Mesmo com a informação mais disseminada, ainda temos públicos que não sabem que têm direitos ou como exercê-los”, afirmou.

Já no quarto episódio, a defensora pública Emmanuela Saboya compartilhou a experiência de estar próxima das pessoas em situação de vulnerabilidade. Para ela, essa vivência é um presente proporcionado pela DPDF. Durante a conversa, ressaltou a importância de ações como o Dia da Mulher e a Quarta do Cidadão. “Muitas vezes as pessoas só querem saber a quem recorrer. E as soluções são mais simples do que imaginam”, comentou.

O quinto episódio contou com o defensor público Rodrigo Duzsink, coordenador do projeto Defensoria nas Escolas, uma parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF). A iniciativa promove ações com alunos e oferece atendimentos jurídicos dentro das unidades escolares. “Abordamos temas como racismo, bullying e violência doméstica, além de prestar orientação jurídica, especialmente na área do direito de família”, explicou Duzsink.

Para o defensor público-geral Celestino Chupel, o podcast tem cumprido seu papel com êxito ao apresentar o trabalho da DPDF à população vulnerável do DF. “Essa nova ferramenta permite ao cidadão conhecer os serviços da instituição, saber onde e como buscar ajuda jurídica, de forma clara e acessível, em qualquer lugar que esteja”, afirmou.

Próximos episódios

O sexto episódio vai ao ar nesta sexta-feira (1º/8) com a defensora pública Andreia Leardini, que abordará o tema cadeia de custódia de provas. O sétimo trará o defensor público Celso Murilo Veiga de Britto, coordenador da Assessoria Especial, falando sobre o projeto Quarta do Cidadão. No oitavo episódio, o defensor público Tiago Kalkmann esclarecerá dúvidas sobre o crime de desacato.

Correio de Santa Maria, com informações da DPDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *