Pontos foram restaurados e vêm recebendo pinturas e grafites, por meio do programa GDF Presente; desenhos fazem referência à região de Taguatinga e à fauna e à flora do Cerrado
As paradas de ônibus do Pistão Norte, em Taguatinga, estão ganhando uma nova aparência com mais cor e arte. Por meio do programa GDF Presente, os pontos de ônibus foram restaurados e estão sendo decorados com grafites e pinturas feitas por artistas plásticos do Distrito Federal. A ação começou na última terça-feira (29) e, até agora, três paradas já foram revitalizadas. A expectativa é que, ao todo, seis pontos recebam as intervenções artísticas.
“Transforma o visual e dá um ar mais vivo às paradas”, afirma o grafiteiro Edmar Brito, conhecido como Simpson. “Antes estava tudo pichado, sem vida. Agora, com os desenhos e grafites, a aparência muda completamente. Dá mais vida ao local e valoriza a nossa arte.” As ilustrações retratam temas como educação no trânsito — incluindo o respeito à faixa de pedestres —, referências culturais de Taguatinga, como a Praça do Relógio, e elementos do Cerrado, como ipês e tucanos. “Às vezes a pessoa chega estressada, se senta e ver a natureza ajuda a aliviar um pouco”, acrescenta Simpson.
O autônomo José Ribamar Pereira, morador do Assentamento 26 de Setembro, elogiou a ação. “Ficou mais bonito e chamativo. Uma ideia muito bem pensada. Antes era tudo sem graça, agora está bem melhor.” Já a manicure Marília Seabra, de Samambaia, destaca: “É cultura. Está mais alegre, mais colorido. Isso faz diferença para quem espera o ônibus”.
Outra novidade para os usuários do transporte público do DF é o aplicativo gratuito DF no Ponto, lançado também na terça-feira (29). A plataforma oferece dez funcionalidades para facilitar o dia a dia dos passageiros, como planejador de rotas, busca por linhas, localização dos coletivos em tempo real, horários de parada, alertas operacionais e canal para envio de sugestões ou reclamações.
Além do aplicativo, o Governo do Distrito Federal está testando QR Codes em dez pontos de ônibus estratégicos da capital. Com o celular, o passageiro pode escanear o código e acessar informações sobre as linhas disponíveis naquele local e o tempo de chegada do próximo ônibus, sem precisar instalar nenhum app. A proposta é democratizar o acesso à informação e tornar o transporte mais eficiente para todos.
Correio de Santa Maria, com informações da Agência Brasília