Por conta de uma questão burocrática, a patinadora Alisa Efimova está fora dos Jogos Olímpicos de Inverno. A atleta, que representa os Estados Unidos na patinação artística em dupla, e foi bicampeã nacional na última sexta-feira (9/1), enfrenta problemas relacionadas à cidadania americana.
Efimova é nascida em Kouvola, na Finlândia. No entanto, ela representa os Estados Unidos desde 2023. Embora ela tenha autorização da União Internacional de Patinação (ISU) e tenha disputado competições internacionais sob a bandeira americana, o Comitê Olímpico Internacional (COI) exige que os atletas possuam cidadania do país para disputar Jogos Olímpicos, seja de inverno ou verão.
A patinadora recebeu o green card em 2023, mas a legislação americana prevê que o período mínimo para a concessão da cidadania é de três anos após o documento de permanência.
Ao lado de Misha Mitrofanov, Alisa Efimova era cotada para integrar a equipe dos Estados Unidos. Contudo, a questão da cidadania não foi resolvida a tempo e o prazo para as inscrições foi encerrado no último sábado (10/1).
Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 serão disputados entre 6 e 22 de fevereiro, nas cidades de Cortina d’Ampezzo e Milão, localizadas na Itália.








