Nesta quinta-feira (15), a governadora em exercício Celina Leão acompanhou o mutirão de serviços públicos oferecidos a catadores de materiais recicláveis na Central de Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop-DF), na Estrutural. Ao longo do dia, os participantes tiveram acesso a uma ampla rede de atendimentos gratuitos do Governo do Distrito Federal (GDF) nas áreas de saúde, cidadania, assistência social, orientação profissional e regularização de documentos.
Detalhes do mutirão de serviços
Celina Leão lembrou que a iniciativa foca em pessoas que, mesmo em alta vulnerabilidade, executam um trabalho importante para o DF. “Cerca de 70% desse público é formado por mulheres, que sustentam suas famílias e buscavam prioridade no acesso aos serviços sociais. É exatamente isso que estamos fazendo: ajustando o atendimento às necessidades identificadas. Essa é uma experiência que deu certo, que será aprimorada, para atender de forma rápida, célere e próximo da comunidade quem mais precisa”, disse.
Serviços oferecidos
Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a diversos atendimentos, como:
- Vacinação e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites;
- Exames preventivos na Carreta da Mulher;
- Atendimento psicossocial e orientações sobre os direitos das mulheres;
- Cadastro e atualização no CadÚnico e no Bolsa Família, com emissão do Número de Identificação Social (NIS);
- Emissão de RG e regularização de CPF;
- Orientação jurídica;
- Matrícula e renovação escolar;
- Atividades para crianças e atendimento do Conselho Tutelar;
- Emissão de certidões;
- Oferta de vagas para castração e orientações da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepa-DF);
- Oficinas de capacitação e inclusão produtiva em parceria com o Sebrae.
Trabalho essencial e valorização
“Hoje nós temos aqui todos os nossos serviços. É um verdadeiro Na Hora dentro da central. É o GDF atendendo quem mais precisa, quem está na ponta, é vulnerável e faz um trabalho essencial para o meio ambiente e para a limpeza das nossas cidades”, avaliou o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes.
O secretário lembrou que, na sexta-feira anterior (9), o GDF entregou equipamentos destinados ao beneficiamento de materiais recicláveis, como plástico e vidro, para valorizar o trabalho dos catadores.
Facilidade no atendimento
A presidente da Rede do Centcoop, Lúcia do Nascimento, ressaltou que os catadores precisam do serviço. “Há trabalhadores que possuem apenas a Certidão de Nascimento e ainda não conseguiram emitir o documento de identidade”, apontou. “Ajuda muito, com certeza. Mesmo sendo um dia de trabalho que eles perdem, vale a pena”.
Catadora há mais de 20 anos, Rosimeire da Silva, 46, destacou a importância de ter os atendimentos concentrados. “Já tomei vacina e agora vou à Defensoria Pública. Depois vou tirar minha identidade. Está sendo maravilhoso para a gente, uma mão na roda. É bom porque está todo mundo num lugar só, não precisa ficar se deslocando”, afirmou.
Deusinalva Costa, 48, que trabalha há três anos na reciclagem, enfatizou que o mutirão evita a perda de um dia de trabalho. “Esse mutirão é bom demais, porque a gente não precisa perder um dia de trabalho para ir ao Cras [Centro de Referência de Assistência Social]. Eu estou tentando resolver meus benefícios e os da minha netinha. Vou sair com tudo encaminhado”, disse.








