Sexta-feira, 16/01/26

Comissão aprova dedução no IR para despesas de profissionais de segurança

Comissão aprova dedução no IR para despesas de profissionais de segurança
Comissão aprova dedução no IR para despesas de profissionais de – Reprodução

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, uma proposta que permite a profissionais de segurança pública deduzir do Imposto de Renda as despesas com a compra de armas de fogo, munições, cursos e treinamentos.

O texto aprovado é o substitutivo apresentado pelo relator, deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), para o Projeto de Lei 3678/25, de autoria do deputado Capitão Alden (PL-BA). A versão amplia as categorias beneficiadas em relação à redação original, incluindo sugestões de emendas.

Pela proposta, a dedução está limitada a 30% do valor do imposto devido em cada ano, e os profissionais deverão comprovar fiscalmente todas as despesas. No parecer, Bilynskyj argumentou que muitos desses trabalhadores custeiam seus próprios equipamentos e qualificações para exercer a função com segurança. “Se o cidadão pode deduzir despesas com saúde e educação, por que o policial não pode deduzir o custo da ferramenta que salva sua vida e a vida de terceiros?”, questionou o relator.

As categorias incluídas abrangem policiais civis, militares, federais, penais e legislativos; bombeiros militares; guardas civis municipais; peritos oficiais; e agentes socioeducativos. A inclusão de policiais legislativos atende a uma emenda do deputado Nicoletti (União-RR).

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas Comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o texto precisa de aprovação na Câmara e no Senado.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *