Sexta-feira, 01/05/26

Trump afirma que Dinamarca não foi capaz de afastar ‘ameaça russa’ da Groenlândia

Trump afirma que Dinamarca não foi capaz de afastar ‘ameaça russa’ da Groenlândia
Trump afirma que Dinamarca não foi capaz de afastar ‘ameaça – Reprodução

O presidente Donald Trump disse nesta segunda-feira (19) que a Dinamarca não foi capaz de “afastar a ameaça russa da Groenlândia”. A declaração foi publicada em sua rede Truth Social. No post, o líder cita a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e afirma que “agora é a hora” para uma ação ser feita.

“A Otan tem dito à Dinamarca, por 20 anos, que “vocês precisam afastar a ameaça russa da Groenlândia.” Infelizmente, a Dinamarca não conseguiu fazer nada a respeito. Agora é hora, e isso será feito!!! Presidente Donald J. Trump”, afirmou na publicação.

Desde que voltou ao poder, há um ano, Trump reiterou em várias ocasiões sua ambição de tomar o controle da Groenlândia, hoje território autônomo dinamarquês. Ele disse que conseguiria isto “de uma maneira ou de outra” para frear o avanço da Rússia e da China no Ártico.

O presidente afirma que a ilha é vital para a segurança dos EUA devido à sua localização estratégica e aos grandes depósitos minerais.

Sob o escopo das ameaças do presidente americano de anexar o território, oito países da Europa saíram em defesa da Groenlândia neste domingo (18), assinando uma declaração em conjunto em que dizem estar comprometidos com a segurança do território no Ártico.

Além da própria Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia e Reino Unido assinam o documento.

“Como membros da Otan [aliança militar do ocidente], estamos comprometidos em fortalecer a segurança no Ártico como um interesse transatlântico compartilhado”, diz a declaração.

“Ameaças tarifárias minam as relações transatlânticas e correm o risco de provocar uma perigosa espiral descendente”, afirma ainda o texto, em referência à nova ameaça de Trump de impor tarifas a aliados que se opõem à proposta de anexação da Groenlândia pelos Estados Unidos.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *