Quinta-feira, 12/03/26

Constantino Júnior teve papel decisivo no fortalecimento da aviação, diz ministro de Aeroportos

Constantino Júnior teve papel decisivo no fortalecimento da aviação, diz ministro de Aeroportos
Constantino Júnior teve papel decisivo no fortalecimento da aviação, diz – Reprodução

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o fundador e presidente do conselho de administração da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, teve “um papel decisivo no fortalecimento da aviação brasileira”.

Constantino Júnior, 57, passava por tratamento de câncer e morreu neste sábado (24), em São Paulo. Ele foi presidente da companhia aérea entre 2001, quando foi fundada, e 2012. Depois disso, Constantino Júnior comandou o conselho.

Costa Filho destacou a importância do empresário no setor. “É com muita tristeza que recebo a notícia da morte de Constantino Júnior. Sua trajetória à frente da GOL teve um papel decisivo no fortalecimento da aviação brasileira, ampliando conexões, oportunidades e o desenvolvimento do setor no país”, afirmou em post publicado na rede social X (antigo Twitter).

“Deixa um legado importante e duradouro. Meus sentimentos à família, amigos e colegas”, comentou o ministro.

Em comunicado à imprensa, a Azul lamentou a morte do fundador da Gol. “Hoje a aviação brasileira perde uma de suas figuras mais relevantes. O falecimento de Constantino de Oliveira Júnior representa uma perda significativa para todo o setor aéreo do país”.

A companhia aérea ressaltou a importância de Constantino Júnior para a aviação nacional.

“Empreendedor visionário na fundação da GOL, teve papel decisivo na transformação da aviação no Brasil, ampliando o acesso ao transporte aéreo e deixando um legado que seguirá influenciando nossa indústria por muitos anos”, disse.

A Gol informou que não divulgará informações sobre o velório e a cerimônia de despedida, que serão restritas a familiares e amigos.

Constantino Júnior cursou administração de empresas na Universidade do Distrito Federal e participou do programa executivo de gestão corporativa da Association for Overseas Technical Scholarships em Yokohama, no Japão.

Antes de fundar a Gol, o empresário atuou entre 1994 e 2000 como diretor da Comporte Participações, grupo de transporte terrestre de passageiros no Brasil. Em 2004, já na companhia aérea, tornou-se membro do conselho de administração, acumulando essa função com a presidência executiva até 2012.

O empresário também era aficionado pelo automobilismo. Ele foi piloto de carro de corrida, participando da Stock Car, e chegou a ser campeão da Copa Porsche.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *