Segunda-feira, 26/01/26

Uso de trecho de filme de Hitler em propaganda de acampamento católico gera polêmica em Uruaçu

Uso de trecho de filme de Hitler em propaganda de acampamento católico gera polêmica em Uruaçu
Uso de trecho de filme de Hitler em propaganda de – Reprodução

TOM

Com a repercussão, a publicação foi retirada das redes sociais

Uso de trecho de filme de Hitler em propaganda de acampamento católico gera polêmica em Uruaçu (Foto: Reprodução)

A Paróquia Santana, em Uruaçu, gerou polêmica e se tornou alvo de críticas após publicar um vídeo promocional para o “Acampamento de Adolescente Carlo Acutis” em que utiliza uma cena do filme A Queda! As Últimas Horas de Hitler. Com a repercussão, a publicação foi retirada das redes sociais nesta segunda-feira (26).

Na propaganda, a igreja adapta o famoso meme em que o ditador nazista aparece enfurecido em seu bunker. A paróquia usa o tom de humor para falar da inscrição dos jovens no evento religioso e lamentar o fim das vagas.

No começo da gravação, um dos oficiais afirma, por meio da legenda humorística, que já possui informações sobre o local do acampamento. Logo em seguida, Hitler pede que façam uma inscrição para ele, ocasião em que o informam que já acabaram as vagas.

O ditador, então, fica nervoso e começa a gritar. “Por que esqueceram da minha inscrição? Não acredito que vou perder o acampamento. Desde que abriram as inscrições, estou ansioso esperando o dia chegar”, diz em trecho do vídeo. “Achem uma vaga imediatamente. Eu não vou perder este acampamento por nada. Não posso perder esta chance de me encontrar com Deus”, continua.

A técnica em necrópsia Elaine Costa Oliveira participa da Paróquia Santana, em Uruaçu, e a filha dela já vai para o terceiro Acampamento Carlo Acutis. Para ela, o vídeo é “extremamente inadequado e desrespeitoso. Hitler representa genocídio, ódio e perseguição, inclusive religiosa”.

Elaine está na Alemanha, mas retorna em breve ao Brasil. Segundo ela, isso não é piada no país, “nem meme nem estética. É um símbolo real de dor, morte e violência” e associar qualquer mensagem cristã a “essa figura contradiz o Evangelho e amor a Cristo”.

Ao Mais Goiás, outro fiel de Uruaçu afirmou que não compactua e nem acha correto a publicação do vídeo. Contudo, entende que as retratações foram feitas com quem se sentiu ofendido e o vídeo já foi apagado, assim o assunto deve ser encerrado.

Padre comenta

Responsável pela paróquia, o padre Franciel Silva afirma que a equipe fez o vídeo na forma de sátira para ser chamativo e gerar impacto para convidar os adolescentes. “Em nenhum momento, como depois foi explicado, foi com o desejo de enaltecer a figura do Hitler. Algumas pessoas se sentiram incomodadas, houve a repercussão e, diante da situação, resolvemos retirar”, informou ao Mais Goiás.

Segundo ele, a igreja sempre combateu essa posição (nazismo). “Em nenhum momento a igreja defende essa figura. A legenda era para gerar expectativa”, informou.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *