Chegou ao fim a primeira fase do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2026. Em seis rodadas, foram definidas as quartas de final da competição estadual, bem como o “Quadrangular da Morte”, que definirá os três rebaixados para a Série B Catarinense de 2027.
Os jogos do quadrangular decisivo terão transmissão ao vivo, de graça e exclusiva do canal do Metrópoles Esportes no Youtube. A tabela com a data e os horários dos duelos deve ser divulgada nos próximos dias pela Federação Catarinense de Futebol.
Confira a classificação final da primeira fase:
Grupo A:
1. Brusque – 12 pontos
2. Avaí – 10 pontos
3. Camboriú – 9 pontos
4. Concórdia – 7 pontos
5. Marcílio Dias – 6 pontos
6. Joinville – 1 ponto
Grupo B:
1. Santa Catarina – 12 pontos
2. Chapecoense – 11 pontos (saldo +6)
3. Criciúma – 11 pontos (saldo +2)
4. Barra – 9 pontos
5. Figueirense – 7 pontos
6. Carlos Renaux – 4 pontos
Com isso, Carlos Renaux, Figueirense, Joinville e Marcílio Dias vão tentar fugir do rebaixamento. Quem for o campeão do quadrangular, se mantém na elite catarinense. Os outros três times caem para a Série B. O Figueirense, por ser o melhor posicionado entre as quatro equipes, começa a disputa com um ponto ganho.
Última rodada da primeira fase
Figueirense 1 x 1 Camboriú
No estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, Reginaldo abriu o placar para o Camboriú aos 46 minutos do primeiro tempo. Mas Igor Bolt anotou o gol para o Figueirense aos 15 minutos da segunda etapa e deu números finais ao confronto.
Criciúma 3 x 3 Brusque
Jogando no estádio Heriberto Hulse, o Brusque marcou o primeiro com Clinton, aos 22 minutos da primeira etapa. Já aos 34, Nicolas empatou para o Criciúma. Três minutos depois, Diego Gonçalves virou o marcador para o Carvoeiro. Ainda deu tempo de no primeiro tempo, Milhorim empatar novamente, aos 46 minutos.
Já na segunda etapa, Álvaro virou novamente a partida para o Brusque, anotando 3 x 2 aos 33 minutos. Mas, aos 47, Jhonata Robert fez o terceiro do Criciúma e confirmou o empate.
Santa Catarina 3 x 1 Avaí
O Santa Catarina recebeu o Avaí em Rio do Sul e saiu na frente com Galdino, aos 33 minutos. Já no segundo tempo, Adriel, aos quatro, e Alex Gonçalves, aos oito, ampliaram o marcador para 3 x 0. Josmar fez o gol de honra do Avaí e foi só.
Chapecoense 6 x 0 Joinville
Na Arena Índio Condá, em Chapecó, os donos da casa não tomaram conhecimento do Joinville. Da Silva, marcando contra, abriu o placar para a Chape. Rafael Carvalheira ampliou aos 35 minutos.
Já no segundo tempo, Marcinho marcou duas vezes: aos 14 e aos 19. Rafael Carvalheira fez o segundo dele no jogo, o quinto da Chapecoense, aos 22 minutos. Ainda deu tempo de João Vitor fazer o sexto e fechar a goleada.
Carlos Renaux 2 x 4 Marcílio Dias
Em Brusque, a rede balançou só no segundo tempo de jogo. Com 12 minutos, MT abriu o placar para o Carlos Renaux. Felipe Baiano, aos 21, e Lucas Batatinha, aos 22, viraram o jogo para o Marcílio Dias.
O Carlos Renaux buscou o empate aos 29, com Mello. Mas dois minutos depois, Miguel Silva colocou o Marcílio Dias na frente novamente. Cesinha, aos 46, anotou o quarto do Marinheiro e fechou a conta na Arena Simon.
Barra 5 x 1 Concórdia
Na Arena Barra, o Pescador saiu na frente com Geovany Soares, a cinco minutos de jogo. Renan Bernabé, aos 33 e aos 40, ampliou a vantagem para 3 x 0. O Concórdia descontou com Caio Mota, aos 47 minutos.
Mas na segunda etapa, a estrela de Saymon brilhou. Ele marcou por duas vezes, aos 32 e aos 34, e fechou a goleada do Barra frente ao Concórdia.








