Terça-feira, 27/01/26

Programa Gás do Povo inicia segunda fase e beneficia famílias em 17 capitais

Programa Gás do Povo inicia segunda fase e beneficia famílias em 17 capitais
Programa Gás do Povo inicia segunda fase e beneficia famílias – Reprodução

O governo federal deu início, nesta segunda-feira (26), à segunda etapa do Programa Gás do Povo, que fornece vale para recarga gratuita de botijão de gás de cozinha a famílias de baixa renda. A iniciativa, gerenciada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), agora atende 950 mil novas famílias em 17 capitais brasileiras, abrangendo todas as capitais do país.

As capitais incluídas nesta fase são Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES). No Rio de Janeiro, por exemplo, 203.994 famílias serão beneficiadas. A primeira etapa, realizada em novembro, contemplou quase um milhão de famílias em dez capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Teresina (PI).

O programa, que conta com mais de 10 mil pontos de comercialização credenciados – uma em cada seis revendas de GLP no país –, visa combater a pobreza energética, garantindo acesso a fontes de energia limpa e segura. Segundo o ministro Wellington Dias, o benefício alivia o orçamento familiar, permitindo que o dinheiro poupado com o gás seja direcionado a alimentos ou outras necessidades básicas. Além disso, reduz o uso de alternativas precárias como lenha, carvão e querosene, diminuindo riscos de doenças respiratórias e queimaduras, especialmente para mulheres e crianças.

O Gás do Povo substitui o Auxílio Gás e deve estar em pleno funcionamento até março, quando alcançará 15 milhões de famílias em todos os 5.571 municípios brasileiros, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas. A Caixa Econômica Federal também participa da iniciativa.

Para ter direito ao benefício, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família com pelo menos duas pessoas, ter renda per capita de até meio salário-mínimo, manter o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses e possuir CPF regular do responsável familiar, sem pendências.

O vale pode ser utilizado de diversas formas: pelo aplicativo ‘Meu Social – Gás do Povo’ (disponível para Android e iOS), cartão do Bolsa Família com chip, cartão de débito da Caixa, ou informando o CPF na maquininha da revenda para receber código por SMS. Consultas também podem ser feitas no Portal Cidadão Caixa ou pelo telefone 0800 726 0207.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque Social 121 (MDS), Canal FalaBR do governo federal ou SAC da Caixa no 0800 726 0101. Perguntas e respostas sobre o programa estão disponíveis no site do MDS.

Com informações da Agência Brasil

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *