Terça-feira, 27/01/26

Supernova premia ideias inovadoras de estudantes brasileiros

Supernova premia ideias inovadoras de estudantes brasileiros
Supernova premia ideias inovadoras de estudantes brasileiros – Reprodução

Os cinco melhores projetos de ideação de negócios inovadores foram divulgados nesta segunda-feira, 26 de janeiro, pelo programa Supernova, uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa premiou equipes de estudantes de instituições públicas e privadas, com destaque para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de diversas regiões do país.

O Supernova visa sensibilizar e capacitar estudantes de cursos técnicos e superiores para o desenvolvimento de negócios inovadores, focados em demandas sociais, tecnológicas e de mercado. Como prêmio, os vencedores participarão, ainda no primeiro semestre, de uma missão técnica em um hub de inovação e tecnologia.

A trilha de capacitação do programa atraiu mais de 3 mil inscritos e formou cerca de 1.100 equipes em todo o Brasil. Alinhado ao Programa Nacional Educação que Transforma e ao Programa Nacional Impulso Tecnológico, do Sebrae, o Supernova planeja, nos próximos três anos, envolver 1 milhão de estudantes e impulsionar 50 mil novas ideias de negócios, com suporte contínuo para aceleração.

“Ao estimular a criação e o desenvolvimento de novas ideias dentro de um ecossistema colaborativo, integrando ensino, pesquisa, extensão e inovação, estamos contribuindo com a formação dos nossos estudantes”, afirmou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli. Ele destacou o papel dos Ambientes Promotores de Inovação na transformação de ideias em soluções concretas.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, enfatizou que o programa contribui para a inclusão educativa e pode se tornar um paradigma nacional. Já o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, ressaltou o valor agregado à trajetória profissional dos jovens, promovendo competências que reverberam na sociedade.

Com formato híbrido, presencial e a distância, o Supernova oferece capacitação gratuita em competências empreendedoras, validação de negócios, marketing, construção de MVP, vendas, sustentabilidade financeira, pitch e mentorias. Ao final, as equipes apresentam um modelo de negócios e um vídeo de pitch, promovendo o protagonismo estudantil e a integração entre formação acadêmica e prática empreendedora.

*Com informações do Ministério da Educação

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *