Um dos mais talentosos meias de sua geração, Hernanes marcou época no Brasil e na Itália. Campeão por São Paulo, Lazio e Juventus, o Profeta se considera aposentado do futebol, apesar de ter feito parte da campanha que promoveu o Sale para a 6ª divisão italiana.
Em entrevista ao Metrópoles, Hernanes falou sobre início de carreira, período no futebol italiano, e vida após pendurar as chuteiras.
Revelado pelo São Paulo em 2005, Hernanes ganhou notoriedade com a camisa do Tricolor Paulista em 2007, quando retornou ao clube após empréstimo ao Santo André e fez parte de dois dos três títulos consecutivos da equipe no Campeonato Brasileiro.
Sobre ter retornado a um elenco estrelado e já campeão brasileiro e já campeão brasileiro no ano anterior, Hernanes contou que não sentiu o peso da camisa do São Paulo por conta do foco em representar o clube dentro dos gramados.
“Eu tinha um sonho e eu já estava acostumado com o ambiente do São Paulo. Tinha quatro anos que eu estava na categoria de base então já tinha consciência do que era o São Paulo”, contou Hernanes.
“Eu era mais focado em realizar o meu sonho. Eu passava ali no centro de treinamentos e via os quadros dos times campeões e pensava ‘um dia eu vou colocar meu quadro ali’ “, disse o ex-meia.
Hernanes jogou pelo São Paulo até agosto de 2010, quando decidiu respirar novos ares. Ele assinou com a Lazio, da Itália. E foi pelo clube italiano que o jogador ganhou projeção no cenário europeu.
Em três anos e meio, Hernanes disputou 156, com 41 gols marcados. De acordo com ele, a mudança para a Itália foi importante para que ele despertasse, do ponto de vista tático, para jogar mais a frente, como uma espécie de segundo atacante.
“Na Itália foi um paradoxo, porque quando eu comecei a ter essa compreensão de que aqui primeiro defendemos, depois, se der, a gente vai para o ataque”, revelou.
“Só que, ao mesmo tempo, eu saio de jogar de segundo volante no Brasil, para jogar aqui quase como um segundo atacante. Ao mesmo tempo que eu senti essa mentalidade que eles pensam futebol (de forma defensiva), eu estava em uma posição mais ofensiva”, destacou o Profeta.
Viral nas redes com vídeo sobre tática
Fora do futebol profissional desde 2021, quando deixou o Sport, Hernanes resolveu se aventurar em outros caminhos. Nas redes sociais, ele costuma explicar aos seus seguidores sobre táticas de futebol utilizando lances importantes de partidas.
Segundo o ex-jogador, a ideia surgiu de forma natural com a ideia de transmitir conhecimento a outros atletas.
“Comecei a fazer esse trabalho com a molecada, e o próximo estágio foi trazer um garoto do Brasil para a Itália e a gente treinava no campo para melhorar alguns aspectos técnicos, físicos e cognitivos. E tinha uma fase do treino que era de frente para a TV, para encontrar os erros e as coisas boas que os caras estavam fazendo. Me abriu um mundo. Alguns erros tão básicos. Erros técnicos e de conceito. Começou como uma fase de treinamento para ensinar a garotada”, afirmou Hernanes.
O Profeta voltou aos gramados?
Embora tenha jogado pela última vez como um atleta de elite em 2021, Hernanes entrou em campo pela equipe do Sale, que figurava na 7ª divisão da Itália, mas que conquistou o acesso em abril de 2025.
No entanto, o próprio Hernanes afirma que não se considera como um jogador profissional desde o fim da sua passagem pelo futebol brasileiro.
“Eu não considero (uma saída da aposentadoria), tanto que eu nem treino, só vou, quando eu posso. Estou trabalhando em uma TV aqui na Itália, então quando dá eu vou jogar. Mas não considero isso como voltar a jogar (profissionalmente)”, afirmou o ex-atleta.







