As queixas levaram a plataforma a reforçar as regras de mensagens para crianças menores de 18 anos, com moderação de conteúdo e monitoramento com inteligência artificial. O sistema de moderação visa impedir que pessoas de faixas etárias diferentes conversem entre si dentro do jogo.
No Brasil, as medidas de verificação de idade acabaram tendo um efeito cômico – protestos virtuais tomaram as “ruas” da plataforma em janeiro, com avatares carregando cartazes, muitos com erros de português, pedindo a liberação do chat.
A ferramenta de verificação de idade do Roblox, no entanto, conta com brechas que permitem a adultos se passarem por crianças, e vice-versa, como mostrou teste feito pela Folha de S.Paulo em janeiro.
Uma pesquisa divulgada na quinta-feira (29/01) pela Unico, em parceria com a Ipsos, corrobora essa avaliação – 30% das crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos driblaram a idade mínima para acessar plataformas digitais no último ano
Segundo o levantamento, 57% dos adolescentes já se depararam com conteúdos inadequados no ambiente online, seja de violência extrema, conteúdo adulto ou sites de relacionamentos.








